Iemg e antigo Palacete Santa Mafalda estão entre as 166 escolas estaduais em que a história mineira se junta à modernização de ambientes escolares
Preservar a história de Minas Gerais com a revitalização de prédios tombados e garantir a modernização de escolas estaduais, em um ambiente de aprendizado único, onde a memória permanece viva unindo-se à educação. Isto é parte do legado do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), ao revitalizar 166 escolas estaduais, com investimentos de R$ 85,7 milhões, entre 2019 e 2024.
O trabalho é resultado de uma série de obstáculos superados desde o início da gestão, já que restaurar prédios tombados é um desafio que vai além das reformas tradicionais. A escassez de mão de obra especializada e a dificuldade em encontrar materiais específicos estão entre as principais dificuldades.
Para a subsecretária de Administração da SEE/MG, Luciana Quaresma, o esforço do Estado na recuperação de estruturas históricas não só preserva um patrimônio público, mas também fortalece a identidade cultural das comunidades.
“É muito importante para a SEE/MG fazer o resgate dessas escolas, que também representam nosso patrimônio histórico. Sabemos o quanto esses prédios escolares significam para as comunidades que estão ao redor, guardando histórias de crescimento da vida das pessoas e da nossa rede de ensino”, diz.
Durante visita técnica, foram trabalhados pontos importantes para aprimorar a alfabetização no estado
No próximo domingo (8/9) é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização, data que tem como objetivo destacar a importância da alfabetização e promover o acesso à educação básica para todos. Neste contexto, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem se empenhado para garantir a implementação das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Para apoiar a construção da Política de Alfabetização do Estado de Minas Gerais, a pasta recebeu, nesta semana, uma representante do Ministério da Educação (MEC) para uma visita técnica para verificar a implementação das ações do Compromisso no estado.
A visita técnica envolveu as equipes da SEE/MG, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG) e os membros do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC/MG). O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre estado e municípios e garantir que as ações do CNCA sejam eficazes na promoção da alfabetização.
“É fundamental destacar que Minas Gerais já possui um regime de colaboração robusto. Quando estado e municípios trabalham juntos, garantimos o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes. As atividades do Compromisso reforçam esse trabalho conjunto, assegurando que nossos alunos se alfabetizem no tempo adequado”, destaca a superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, Graziela Trindade.
Evento "Cuidando de Quem Educa" promoveu a troca de experiências e discussões sobre a saúde mental dos professores
Um ambiente escolar que valoriza a saúde e o bem-estar de seus profissionais não só resulta em educadores mais motivados e saudáveis, mas também melhora significativamente a qualidade do ensino e do cuidado oferecido aos estudantes.
Com este objetivo, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), o Instituto Tauá e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), realizou o Seminário “Cuidando de Quem Educa”. O evento, destinado aos profissionais da educação, aconteceu na cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O seminário contou com a participação de aproximadamente 170 professores de oito escolas estaduais. O principal objetivo do encontro foi fortalecer a coletividade entre os educadores da rede, promover a troca de experiências e destacar a importância da saúde mental no ambiente escolar, desmistificando questões e dúvidas sobre o tema.
Iniciativas visam aprimorar a gestão escolar em todas as Superintendências Regionais de Ensino por meio da adoção de novas práticas e capacitação profissional.
Nesta semana, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu um encontro com lideranças educacionais estaduais para apresentar as atualizações do 16º Comitê de Governança do Programa Jovem de Futuro. No evento, foram realizadas reflexões e proposições para garantir a implementação das ações previstas para o segundo semestre de 2024 e início de 2025.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou a importância da iniciativa para transformar as escolas. “Se todos nós fizermos um pouco, mesmo que seja um esforço pequeno, conseguimos transformar a realidade de um lugar. Precisamos adotar essa perspectiva na educação, pois cada contribuição, por menor que seja, pode fazer uma grande diferença. Temos as ferramentas necessárias para a mudança; vamos utilizá-las”, declarou.
Em 2024, o Programa Jovem de Futuro conseguiu uma cobertura total, abrangendo todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e beneficiando 2.369 escolas. O programa oferece metodologias e ferramentas que apoiam a gestão escolar para a melhoria da aprendizagem.
Entre os destaques da reunião, foi apresentado um novo sistema de acompanhamento automatizado, que permite monitorar em tempo real as inscrições de profissionais em eventos presenciais — uma demanda levantada em encontros anteriores. Outra novidade é a nova metodologia para o cálculo das metas do Ideb Minas, que já foi aplicada e divulgada para a rede em 2024.
No dia 05 de setembro de 2024, a Diretora Educacional Eldaronice Queiroz de Alvarenga, respondendo pela SRE – Pirapora, juntamente com a Diretora DIPE, Janiny Gomes de Lacerda, e a equipe gestora da SRE – Pirapora, deram posse aos nomeados para os cargos de Professor de Educação Básica – PEB. Eles foram recepcionados com uma calorosa boas vindas, e empossados em seus cargos neste ano de 2024.
No dia 04 de setembro de 2024, a Diretora Educacional Eldaronice Queiroz de Alvarenga, respondendo pela SRE – Pirapora, juntamente com a Diretora DIPE, Janiny Gomes de Lacerda, e a equipe gestora da SRE – Pirapora, deram posse aos nomeados para os cargos de Especialista da Educação Básica e Professor de Educação Especial - CREI. Eles foram recepcionados com uma calorosa boas vindas, e empossados em seus cargos neste ano de 2024.