Estado se destaca ao reformular o currículo com base na escuta da comunidade escolar, ampliando a carga horária e introduzindo itinerários formativos inovadores, elevando o padrão da educação pública
A Lei 14.945/2024 marca um grande avanço para o ensino médio no Brasil, com o intuito de modernizar e aprimorar a educação. Minas Gerais está à frente e é um dos primeiros estados do país a adotar essas mudanças de forma integral em sua rede pública de ensino, estabelecendo um novo padrão de inovação educacional no país.
A partir do próximo ano letivo, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), começará a aplicar essas adequações, que visam fortalecer o currículo e melhorar a formação dos estudantes.
“A rede estadual mineira sai na frente ao conseguir organizar, ainda em 2024, os três anos de ensino médio — 1º, 2º e 3º anos — conforme previsto na lei federal. Estamos fazendo todos os ajustes e adequações para implementar isso de forma integral nos três anos de escolaridade, e não de maneira gradativa”, afirma a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima.
Recomendações incluem hidratação adequada, ventilação eficiente e vestimentas leves para garantir o bem-estar de estudantes e servidores
Com a intensificação dos períodos de baixa umidade e altas temperaturas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) emitiu novas diretrizes para assegurar a saúde e o conforto nas escolas. As orientações, enviadas às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e distribuídas nas instituições de ensino, visam minimizar os impactos do calor intenso e manter a qualidade das atividades educacionais.
O documento inclui uma série de medidas preventivas e recomendações úteis para o período de altas temperaturas. O intuito é fornecer à rede estadual de ensino informações essenciais e destacar práticas já em vigor que precisam ser intensificadas durante a onda de calor.
“Essas orientações são fundamentais para garantir um ambiente escolar saudável e confortável durante períodos de calor intenso. A realização de campanhas educativas sobre hidratação e vestimenta leve também é recomendada”, pontua a subsecretária de Articulação Educacional, Cláudia Lara.
As medidas adotadas são essenciais para manter a qualidade do ambiente escolar. Além disso, é recomendável implementar campanhas educativas focadas em hidratação adequada e vestimentas leves. Em situações excepcionais, o diretor escolar deve comunicar a SRE, que, em colaboração com a Subsecretaria de Articulação Educacional, determinará as medidas adicionais necessárias.
Periódico traz um compilado de assuntos didáticos sobre alimentação, internet, política, meio ambiente, empreendedorismo e mais
A 44° edição do Jornal Lupa, material de apoio ao professor na sala de aula, já está disponível para toda comunidade escolar acessar. A mais nova edição do jornal, recheada de informações didáticas e curiosidades interessantes, foi disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e reúne materiais informativos, científicos, sobre saúde, cultura, cinema, literatura e curiosidades.
Nesta edição do jornal encontramos matérias interessantes sobre o desperdício de alimentos e como o evitar, sobre política e corrupção, empreendedorismo, curiosidades sobre a criação da bomba atômica, poesias, tirinhas e muito mais. Todas as reportagens têm o objetivo de enriquecer a experiência de aprendizado e oferecer informações e reflexões que contribuam para a formação de profissionais mais preparados e conscientes
Clique aqui para acessar a 44° edição do Jornal Lupa.
Webinar explora como a inteligência artificial pode revolucionar práticas pedagógicas, promovendo uma educação mais inovadora e personalizada
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana A, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), promoverá um evento transformador para educadores. Nesta quarta-feira (11/9), será realizado o webinar “IA para Professores”, uma oportunidade exclusiva para explorar o impacto da inteligência artificial (IA) no contexto educacional. Este evento proporcionará informações valiosas sobre como a IA pode ser utilizada para inovar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma perspectiva moderna e enriquecedora para os participantes.
O webinar será realizado em dois horários, às 9h e às 14h, e contará com a participação de especialistas na área de IA. Esses profissionais compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre a integração eficaz dessas tecnologias emergentes nas atividades escolares. A programação abordará desde os conceitos fundamentais da IA até suas aplicações práticas no ambiente educacional.
Iniciativa oferece 40 mil novas vagas para cursos profissionalizantes gratuitos; início das aulas está previsto para fevereiro de 2025
As inscrições para a 5ª edição do Trilhas de Futuro, programa inovador do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), começam na próxima terça-feira (10/9). Os interessados devem estar atentos às datas importantes, o Catálogo de Cursos será divulgado no dia 9/9, e as inscrições ocorrerão até o dia 23/9, pelo site do projeto: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Dedicado a preparar jovens para o mercado de trabalho e aprimorar suas habilidades profissionais, a iniciativa irá ofertar 40 mil novas vagas em mais de 35 opções de formação em áreas como Administração, Construção Civil, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Logística, Mecânica e Mecatrônica.
O resultado da alocação dos candidatos estará disponível para consulta pelos candidatos no site no dia 11/10. Já as matrículas para os candidatos alocados, conforme critérios estabelecidos na Resolução SEE nº 5047, deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29 de outubro. As aulas estão previstas para começar em 3 de fevereiro de 2025.
Critérios desenvolvidos visam a promoção da qualidade, igualdade e excelência nas escolas da rede pública de educação
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), formulou o primeiro Indicador Educacional de Necessidade e Reconhecimento do Brasil, elaborado por uma Secretaria de Estado de Educação, para identificação e aplicabilidade de políticas públicas mais adequadas para as escolas de Minas Gerais.
“Criamos um indicador que traz a possibilidade de desenvolvermos políticas educacionais mais equânimes. Por meio dele poderemos tratar cada escola de forma individual dentro da sua complexidade. Este é um avanço inédito no Brasil, importante passo na política educacional de forma real, respeitando a realidade de cada comunidade escolar”, explica o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Além da metodologia abrangente, a grande novidade do indicador é o levantamento de informações das mais de 3.400 escolas, ou seja, todas as unidades da rede estadual de Minas Gerais. “Usualmente os trabalhos de pesquisa não conseguem esta cobertura, pois são feitos por pesquisadores das universidades, que não têm acesso a dados tão robustos”, afirma o Professor Emérito e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Soares, que apoiou os pesquisadores da SEE/MG.