O Outubro Rosa é momento de conscientização e prevenção contra o câncer de mama. Contudo, temos que ficar alertas o ano todo.
Especialistas e sociedades médicas reforçam a importância do diagnóstico precoce para tratamento da doença – o que é fundamental para melhora a qualidade de vida das mulheres e, em muitos casos, amplia as chances de cura. O diagnóstico precoce é como ter um “spoiler” da saúde. E receber a informação de um câncer logo no início pode salvar muitas vidas.
“A detecção dos tumores de mama de forma precoce é fundamental para o tratamento adequado. Além de diminuir os procedimentos considerados mais invasivos”
Para combater o câncer de mama, o primeiro passo é saber quais são os sintomas, formas de prevenção, tipos e os tratamentos mais modernos disponíveis
Inscrições têm início nesta terça-feira (1/10) por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula para estudantes que pretendem ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral
O Trilhas de Futuro, maior programa de formação profissionalizante do Governo de Minas, inicia uma nova etapa, expandindo a disponibilidade de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para dentro das escolas da rede estadual de ensino, com o lançamento do Trilhas de Futuro nas Escolas.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai oferecer 9,6 mil vagas para estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) em 153 escolas estaduais, distribuídas por 37 municípios.
As inscrições devem ser realizadas por meio do Cadastro Escolar 2025, no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), no site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, a partir desta terça-feira (1/10) até o dia 1/11/2024.
Sistema será liberado a partir das 14h desta terça-feira (1/10)
A Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que o Cadastro Escolar 2025 pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) será liberado a partir das 14h desta terça-feira (1/10) no site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Destacamos que, a partir deste ano, o CPF do estudante será obrigatório para a inscrição. Pais e responsáveis podem solicitar o documento através do site da Receita Federal.
O resultado das inscrições será divulgado no dia 4 de dezembro pelo Governo de Minas.
Prazo vai até a próxima sexta-feira (4/10) para escolas públicas e privadas de todo o país
Atenção, comunidade escolar! As inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024 estão chegando ao fim. Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Instituto Abradee da Energia, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), as escolas têm até a próxima sexta-feira, 4 de outubro, para se inscreverem através do site oficial da competição, neste link.
A ONEE tem como objetivo engajar estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas de todo o país, em atividades voltadas para a promoção da eficiência energética e da sustentabilidade. Além disso, busca incentivar a educação para o consumo consciente de energia, formando uma nova geração de consumidores responsáveis. As atividades são compostas por desafios e provas que medem o conhecimento dos alunos sobre o tema.
Na edição de 2023, mais de 180 mil estudantes participaram, e a expectativa é que o número de inscritos seja ainda maior neste ano. Aproveite os últimos dias para inscrever os jovens estudantes em uma competição que, além de divertida, estimula o estudo das ciências e o desenvolvimento de uma consciência sustentável.
Os candidatos já inscritos, que não puderem realizar a prova nesta data, podem solicitar o ressarcimento do valor pago da taxa de inscrição
A Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) informa a alteração da data do vestibular próprio da Unimontes do dia 17/11/2024 para o dia 15/12/2024 por meio da retificação do edital 04/2024.
A modificação do calendário é necessária por razões logísticas e operacionais para melhor organização do processo seletivo.
Os candidatos já inscritos, que não puderem realizar a prova nesta data, podem solicitar o ressarcimento do valor pago da taxa de inscrição. O pedido deve ser encaminhado ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., incluindo:
nome completo do candidato;
CPF e RG;
conta Bancária (nome do banco, agência e número da conta) para crédito;
Aplicação será realizada nos mesmos moldes do Enem para treinar as habilidades dos estudantes do 3° ano do ensino médio e do 3° período da EJA
Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), intensifica seus esforços para preparar os estudantes da rede estadual. Nos dias 1 e 3 de outubro, cerca de 190 mil estudantes participarão do 2° Simulado Enem MG, em parceria com a plataforma Estudo Play, e se prepara para um dos maiores desafios para os estudantes brasileiros.
O objetivo do simulado é proporcionar uma vivência prática do Enem, permitindo que os participantes se familiarizem com o formato, conteúdo e dinâmica do exame. Além de reforçar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano, a atividade ajuda a desenvolver habilidades essenciais, como gerenciamento de tempo e autoconfiança, fundamentais para o sucesso na prova oficial.
Destinado a alunos do 3° ano do ensino médio e do 3° período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o simulado será aplicado durante o horário regular das aulas. As escolas serão responsáveis pela distribuição dos materiais e supervisão das provas. Cada estudante receberá uma folha de rascunho, cartão-resposta, folha de redação e caderno de questões, simulando de forma fiel as condições reais do Enem.
5ª edição oferta 40 mil vagas, projeto impulsiona a formação de jovens em Minas Gerais e registra maior percentual de inscrições de estudantes da rede estadual
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), encerrou, na última segunda-feira (23/9), as inscrições para a 5ª edição do Trilhas de Futuro, que registrou mais de 346 mil candidaturas, estabelecendo um novo recorde de inscrições. O destaque desta edição foi a expressiva participação de estudantes da rede estadual, que buscavam por mais oportunidades de qualificação profissional.
Os candidatos que se inscreveram em uma das 40 mil vagas oferecidas pelo projeto poderão conferir o resultado da alocação no dia 11/10 através do site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. As matrículas para os candidatos alocados, conforme critérios estabelecidos na Resolução SEE nº 5047, deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29 de outubro. As aulas estão previstas para começar em 3 de fevereiro de 2025.
Após a alocação do estudante no curso pretendido, será enviado um comprovante da alocação, através do e-mail informado no ato da inscrição, contendo a documentação na forma em que deve ser apresentada e demais orientações para efetivar a matrícula.
Iniciativa revitaliza bibliotecas e salas de leitura e fortalece o letramento dos estudantes, promovendo o hábito de ler em todas as escolas estaduais
A leitura e a escrita são pilares fundamentais para a formação integral dos estudantes, permitindo que desenvolvam habilidades e competências e se tornem cidadãos mais críticos, conscientes e preparados. Pensando nisso, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lançou o Projeto de Leitura e Escrita, nesta quarta-feira (25/9).
Serão investidos R$ 212 milhões para modernizar bibliotecas, possibilitar a aquisição de novos acervos literários e incentivar a leitura nas mais de 3,4 mil escolas da rede estadual.
Esse é o maior investimento já feito pelo Governo de Minas para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nas crianças e jovens da rede pública, uma ação prioritária, como destacou o governador Romeu Zema.
“A educação em Minas Gerais é tratada com muita atenção e prioridade. A leitura e a escrita são fundamentais para uma educação de qualidade. Este é mais um passo para garantir uma educação pública de excelência para todos os mineiros,” afirmou Romeu Zema.
A SRE Pirapora comunica abertura do Edital 05/2024 - PSB Processo Seletivo de Bolsistas para atuar nas ações do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Oferta Novos Caminhos. As oportunidades são para Apoio Acadêmico e Professor(a) nas Escolas Estaduais José Natalino Boaventura Leite (Pirapora) e Professora Sílvia de Alencar Zschaber (Buritizeiro). Participe!
Nota do Enem 2024 terá caráter eliminatório na primeira etapa e classificados deverão realizar habilitação documental e concluir graduação em Administração Pública na Fundação João Pinheiro antes da nomeação
Para participar, os candidatos deverão, obrigatoriamente, prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, adotado como primeira etapa do processo seletivo, conforme Nota Oficial Seplag/FJP divulgada no primeiro semestre deste ano.
O concurso oferece um total de 40 vagas, respeitando as reservas legais. Dentre essas, sete vagas estão reservadas para pessoas autodeclaradas de baixa renda que sejam egressas de escola pública, representando 17% da reserva legal de vagas.
Estiveram presentes no evento realizado pela Subsecretaria de Administração (SA): Superintendência de Infraestrutura e Logística (SIN), Diretoria de Suprimento Escolar (DISE), Diretoria de Obras da Rede Estadual (DORE) e representando a SRE Pirapora, a nutricionista Raiane Cardoso Silva e o Supervisor DIVOF, Raphael Abreu Balbino Vasconcelos.
Realizado em Jaboticatubas, na semana do dia 16 a 20 de setembro, o evento reuniu mais de 120 representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), incentivando o alinhamento das ações e o fortalecimento da rede de cooperação.
O evento também debateu a legislação e a prestação de contas dos recursos repassados às escolas. Além disso, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) participaram do encontro proporcionando uma excelente contribuição.
Desde o ano de 2021, o Governo de Minas vem investindo na melhoria da Alimentação Escolar em todo o seu território. O ano marcou a duplicação dos valores investidos e atualização do cardápio dos estudantes. Esse esforço já rende frutos e a alimentação escolar mineira está entre as melhores do Brasil.
A semana de capacitação, que ocorre anualmente, é mais uma medida da SEE para manter o alto nível das refeições escolares.
Formatura reforça o compromisso do Governo de Minas com a formação contínua de profissionais da rede estadual de ensino
Na última sexta-feira (20/9), a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, sediou uma cerimônia de formatura da primeira turma do Trilhas de Futuro Educadores, projeto pioneiro do Governo de Minas Gerais que visa capacitar e valorizar os servidores da educação básica. A solenidade contou com 55 formandos, representando 22 municípios, que receberam seus diplomas de mestrado profissional em Formação do Docente para a Educação Básica, ofertado pela Universidade de Uberaba (Uniube).
O programa, tem como objetivo principal a formação continuada de servidores da rede estadual, oferecendo cursos gratuitos de aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, o projeto representa um marco no fortalecimento das carreiras dos profissionais de ensino em Minas Gerais.
Dois órgãos do estado vão utilizar o serviço desenvolvido pelo Ministério da Gestão para simplificar os serviços da área de educação e de cadastro de fornecedores
O estado de Minas Gerais (MG) é o segundo ente da federação brasileira a utilizar o programa Conecta GOV.BR para promover a troca automática e segura de informações entre sistemas. A solução traz mais agilidade e facilidade para o cidadão na hora de utilizar serviços públicos do estado, já que não precisa reapresentar informações que o governo já dispõe. Desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Conecta GOV.BR está disponível para estados e municípios desde fevereiro deste ano. O primeiro estado a utilizar foi São Paulo.
“Desde o início desta gestão, entendemos a importância da integração federativa para ampliar a transformação digital e o uso de soluções do governo federal por outros entes, como neste caso do Conecta GOV.BR, é fundamental para isso”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Esperamos que os mineiros sejam beneficiados diretamente por esta nova parceria com o governo de Minas Gerais”, complementou.
Dois órgãos de MG já aderiram ao Conecta GOV.BR. O primeiro é a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que solicitou acesso aos dados do Cadastro Base do Cidadão (CBC-CPF) e do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), cujos dados são gerenciados pela Receita Federal do Brasil. Um dos projetos da Seplag visa simplificar o processo de cadastro de pessoas ou empresas no Cadastro Geral de Fornecedores do Estado de Minas Gerais (CAGEF/MG).
Unidade da Universidade Federal de Uberlândia conta com investimento do Estado e será entregue em outubro
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou uma vistoria no novo bloco hospitalar do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), que recebeu recursos do Estado e será entregue à população em outubro. O hospital é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O Governo de Minas, por meio do Programa de Apoio às Universidades Federais, investiu aproximadamente R$ 25 milhões na construção e aquisição de equipamentos para o hospital, somando-se a outros recursos do Governo Federal e emendas parlamentares.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, o convênio é um marco que fortalece não apenas a UFU, mas também beneficia a educação básica e a saúde em toda a região.
“Nosso maior objetivo é contribuir com o fortalecimento das universidades. Sabemos que uma universidade forte oferece suporte essencial à educação básica, além de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de políticas públicas que impactam diretamente a comunidade escolar”, destacou Alvarenga, durante a vistoria na última sexta-feira (20/9).
Quinta edição do programa oferece 40 mil vagas em cursos técnicos, de maneira gratuita
Termina às 23h59 desta segunda-feira (23/9) o prazo de inscrições da quinta edição do Trilhas de Futuro, projeto do Governo de Minas que oferece, gratuitamente, cursos técnicos em áreas como Administração, Construção Civil, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Logística, Mecânica e Mecatrônica.
São 40 mil novas vagas, distribuídas em instituições credenciadas de 157 municípios mineiros. Os interessados podem escolher entre as 102 opções de cursos técnicos. As inscrições devem ser feitas por meio do site do Trilhas de Futuro.
Nesta edição, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) ampliou a oferta para mais de cem cursos, incluindo novidades como Agente Comunitário de Saúde, Brinquedoteca, Calçados, Cervejaria, Conservação e Restauro, Celulose e Papel, Fundição, Massoterapia e Panificação. Além da gratuidade, o Trilhas de Futuro também fornece ajuda de custo para alimentação e transporte.
Além da oferta de novos cursos, 28 municípios foram adicionados ao programa, como Campina Verde, Capinópolis, Carmésia, Cipotânea, Dores de Guanhães, Dores do Indaiá, Entre Rios de Minas, Ervália, Gonzaga, Grão Mogol, Lajinha, Lagoa Grande, Leopoldina, Itinga, Joaíma, Machacalis, Machado, Nova Ponte, Novo Oriente de Minas, Padre Paraíso, Peçanha, Santana do Paraíso, São João da Ponte, Sarzedo, Serra da Saudade, Taiobeiras e Varzelândia.
Os interessados devem conferir as oportunidades disponíveis no Catálogo de Cursos, que pode ser encontrado no site do projeto, na aba “Estudantes”, no qual constam todas as informações sobre região e os cursos. O resultado da alocação dos candidatos estará disponível para consulta no site no dia 11/10.
Critérios
Para participar do Trilhas e concorrer a uma das 40 mil vagas disponibilizadas, os interessados precisam seguir os critérios estabelecidos pela Resolução Nº 5.047, disponível aqui.
Em parceria com a Fundación Mapfre, o seminário capacitou profissionais da educação para abordar questões emocionais e promover o bem-estar no ambiente escolar
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, nesta sexta-feira (20/9), mais uma rodada do 1º Seminário – Promoção da Saúde Mental nas Escolas. A iniciativa, realizada em parceria com a Fundación Mapfre por meio do projeto Viver com Saúde, é direcionada às escolas e aos profissionais da educação com o objetivo de promover uma saúde mental adequada no ambiente escolar.
O seminário foi uma oportunidade única para servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) Metropolitanas C e B, incluindo analistas, inspetores, integrantes dos Núcleos de Acolhimento Educacional (NAE), Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI), além de diretores e vice-diretores de escolas, especialistas e professores. O momento promoveu um espaço de reflexão e troca de experiências sobre práticas que podem contribuir para um ambiente escolar mais saudável e acolhedor.
Desafios em formato de games e prova escrita acontecem de 7 a 12/10
Em meio a mudanças climáticas e transformações globais, o tema da sustentabilidade se torna cada vez mais urgente, e o uso da energia elétrica de maneira limpa e sustentável, um bem importante para a vida humana e presente em todos os momentos da nossa vida, também é visto com urgência.
Surge assim a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Instituto Abradee da Energia, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
A competição visa engajar estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas de todo o país em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, bem como incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia, contribuindo para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas. As inscrições podem ser realizadas até 4 de outubro pelo site oficial da competição, neste link.
Cerca de 300 estudantes participaram de aulas interativas e receberam certificados de desempenho; evento foi transmitido ao vivo para todo o estado
Nesta sexta-feira (20/9), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), realizou em Uberlândia o terceiro aulão da Maratona Enem. O evento, que reuniu cerca de 300 estudantes, faz parte das iniciativas estaduais para intensificar a preparação dos estudantes da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Organizado pela Editora Estudo Play, o aulão abordou as quatro áreas de conhecimento cobradas pelo exame — Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática — em um formato dinâmico e interativo. O evento também foi transmitido ao vivo pelos canais da SEE/MG e da Estudo Play no YouTube, permitindo que estudantes de todo o estado acompanhassem as atividades remotamente.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, esteve presente e reforçou a relevância da ação para a preparação dos estudantes. “Esse tipo de evento é especial porque coloca o estudante em um ambiente de preparação direcionada, o que contribui para que ele participe do Enem com mais foco e dedicação, sentindo-se preparado tanto tecnicamente quanto emocionalmente”.
O terceiro aulão da Maratona Enem reafirma o compromisso do Governo de Minas em proporcionar uma preparação acessível e de qualidade para os estudantes da rede pública, ampliando suas chances de sucesso no exame e nas futuras etapas acadêmicas.