Foi com grande satisfação que equipe do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, juntamente com a equipe de Analistas Referência da modalidade na SRE Pirapora, promoveram na noite de 26/06/2025, o 1º Seminário Regional de Partilha de Práticas Formativas do Pacto da EJA. O encontro contou a presença da Diretora Educacional, Eldaronice Alvarenga, da Analista Educacional da DIEF/SEEMG, Samira Araújo, Gestores e vice-gestores escolares, professores da EJA, Analistas e Técnicos pedagógicos.
O evento foi inspirado nas premissas e legado do educador Paulo Freire, ao adotar os Círculos de Cultura como metodologia de formação pedagógica, onde todos ensinam e todos aprendem, em comunhão. O Seminário nasceu de ricas experiências formativas compartilhadas pelas Especialistas em Educação Básica com os professores das escolas da rede ofertantes da EJA.
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pirapora teve participação ativa na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, um evento que mobiliza escolas de todo o Brasil em torno da temática "Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática". O objetivo principal é promover o diálogo e a elaboração de projetos que visem o enfrentamento das crises climáticas, engajando toda a comunidade escolar e incentivando o senso de pertencimento e o equilíbrio territorial.
Em Pirapora, as escolas estaduais Carmela Dutra, Cidade Jardim e Luiz Balbino aderiram à conferência. A primeira etapa envolveu a seleção de um projeto por escola e a escolha de estudantes-delegados para representá-los nas fases seguintes. Os projetos escolhidos foram:
Escola Estadual Carmela Dutra: "Cidade Pomar"
Escola Estadual Cidade Jardim: "Além da Consciência Ambiental"
Escola Estadual Luiz Balbino: "Transformar para Incluir_Reciclagem Solidária"
A Coordenação Geral do PRONATEC e Secretaria de Estado de Educação, no uso de suas atribuições legais, tornam públicas as instruções destinadas à realização de Processo Seletivo de Bolsistas (PSB), visando a contratação de bolsistas para atuarem no apoio às atividades acadêmicas, administrativas e pedagógicas, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC-SEE/MG.
O Processo Seletivo de Bolsista (PSB) é destinado a selecionar profissionais de Nível Médio e Superior interessados em desempenhar atribuições previstas para as funções de Apoio às Atividades Acadêmicas, de Professor, de Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas (PEB ACLTA) e de Supervisor de Curso.
Prazo para envio das produções vai até 30/7; publicação será lançada em dezembro com seminário comemorativo
Instituições, pesquisadores, professores e profissionais da educação interessados em divulgar produções acadêmicas e científicas já podem submeter trabalhos para a edição 2025 da Revista Educação e Legislações. A publicação anual do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) está com edital aberto, com prazo para envio de textos até o dia 30/7.
A revista tem como objetivo promover a divulgação da legislação emanada do CEE/MG e produções voltadas às temáticas atuais da educação. A publicação está estruturada em três seções: Produções Científicas, Relatos e Entrevistas, e Atos Normativos.
Competição organizada pelo Governo de Minas teve 100% de adesão de municípios em 2025
Começou nesta segunda-feira (23/6) a etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Organizada pelo Governo de Minas, a competição vai reunir mais de 17 mil estudantes-atletas até o próximo sábado (28/6) em sedes espalhadas por diversas regiões do estado. A edição de 2025 alcançou um recorde histórico, com a inscrição de todos os 853 municípios mineiros.
As cidades de Arcos, Diamantina, Frutal, Governador Valadares, Itajubá e São João del-Rei recebem as disputas em oito modalidades: atletismo, basquetebol, basquete 3×3, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Essa etapa regional é decisiva para a classificação para a fase estadual, que será realizada entre 14/7 e 24/8.
Simulado promovido pelo Governo de Minas avalia a escrita de mais de 700 mil alunos, com correção feita por Inteligência Artificial
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), realiza na próxima quarta-feira (25/6) o terceiro teste de redação voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é destinada aos estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual.
Cerca de 700 mil estudantes devem participar da atividade, que faz parte da estratégia de preparação intensiva para o Enem 2025. O objetivo é oferecer uma experiência real de prova, permitindo que os alunos se familiarizem com o formato e a estrutura da redação do exame.
Instituições interessadas têm até 4/7 para enviar a documentação exigida no edital e participar do processo de credenciamento
Teve início nesta segunda-feira (23/6) o período de credenciamento de instituições de ensino superior (IES) interessadas em participar da 4ª edição do projeto Trilhas de Futuro Educadores. A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), tem como objetivo oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu, na modalidade de mestrado, a servidores da rede estadual de ensino.
A reabertura do Edital de Credenciamento nº 01/2025 contempla instituições educacionais públicas e privadas legalmente autorizadas a atuar no ensino superior e que atendam às exigências previstas no edital. Os cursos devem estar reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e podem ser ofertados nas modalidades presencial ou semipresencial.
Iniciativa oferece mentoria, tutoria e capacitação prática a professores em início de carreira e impulsiona a qualidade do ensino público
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), lançou nesta quarta-feira (11/6), o “Ser Docente”, projeto de formação continuada voltado aos professores recém-nomeados da rede estadual. A iniciativa tem como objetivo preparar os educadores em estágio probatório para os desafios da sala de aula, com apoio direto de mentores experientes e formação alinhada às diretrizes educacionais do estado.
Instituído pela Resolução SEE Nº 5.166/2025, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, o projeto busca fortalecer a atuação dos novos docentes por meio do desenvolvimento de competências pedagógicas e da integração ao ambiente escolar. A proposta é oferecer uma formação prática, contextualizada e com foco na melhoria do ensino público em Minas Gerais.
Para a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia dos Santos, a iniciativa é mais um passo na valorização da carreira docente.
Gestores escolares participaram de live para esclarecer dúvidas sobre a nova resolução que regula contratações e prestação de contas na rede estadual
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, nesta terça-feira (17/6), uma live para apresentar a nova resolução que trata da execução financeira das Caixas Escolares da rede estadual. O objetivo foi orientar os gestores escolares e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos atualizados para utilização dos recursos públicos.
A Resolução SEE nº 5.131/2025 substitui a antiga Resolução SEE nº 3.670 de 2017, que ainda se baseava na revogada Lei Federal nº 8.666/1993. Com a mudança, as novas diretrizes passam a refletir o atual marco legal das contratações públicas, promovendo mais agilidade, transparência e eficiência na gestão dos recursos nos moldes da Lei nº 14.133/21.
A transmissão, que pode ser assistida na íntegra pelo canal da SEE no YouTube, foi conduzida pelo secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e contou com a presença da secretária de Estado Adjunta de Educação, Fernanda Neves, do subsecretário de Administração, Silas Fagundes, do superintendente de Planejamento e Finanças, Pablo Mota, e do diretor de Prestação de Contas, Adair Ribeiro.
Cantineiras da rede estadual ganham nova chance de participar do reality culinário que valoriza a merenda escolar e distribui R$ 30 mil em prêmios
As Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASBs) da rede estadual de ensino ganharam mais tempo para mostrar seus talentos na cozinha. O prazo de inscrições para o programa Mestres da Merenda foi prorrogado até sexta-feira (27/6). As interessadas devem se inscrever pelo site mestresdamerenda.com.br.
Realizado pelo Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e Comunicação Social (Secom/MG), o reality show culinário será exibido na Rede Minas a partir de 11/9. Ao longo de 13 episódios, o programa irá premiar as finalistas com um total de R$ 30 mil e tem como objetivo valorizar o trabalho das profissionais responsáveis pela alimentação escolar nas escolas públicas estaduais.
Instituições de ensino superior podem se credenciar de 23/6 a 4/7 para oferta de 250 vagas de mestrado
A valorização dos profissionais da educação acaba de ganhar mais um importante reforço. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), anunciou a 4ª edição do Trilhas de Futuro Educadores, que oferece cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, gratuitamente, para servidores efetivos e estáveis da rede estadual.
Nesta edição, serão ofertadas 250 vagas para cursos de mestrado, com formações presenciais e semipresenciais realizadas por instituições de ensino superior (IES) credenciadas. O objetivo é ampliar a qualificação dos educadores e, com isso, contribuir diretamente para a melhoria da qualidade do ensino público em todo o estado. A previsão é que as inscrições para os servidores interessados nas vagas de mestrado sejam abertas no segundo semestre.
Com tema sobre uso excessivo do celular, iniciativa estimula reflexão crítica e produção textual entre estudantes da rede estadual; redações devem ser feitas entre os dias 7 a 11/7
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), publicou nesta sexta-feira (13/6) o edital da Olimpíada de Redação da Rede Estadual. Com o tema “Os efeitos do uso excessivo do celular por crianças, adolescentes e jovens”, a iniciativa propõe aos estudantes uma reflexão crítica sobre o impacto da tecnologia no cotidiano, além de fortalecer a leitura, a escrita e o protagonismo nas escolas públicas mineiras.
A Olimpíada é voltada para estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da educação especial, do sistema prisional e do socioeducativo, que terão orientações específicas para participação.
A SEE/MG lançou no dia 10/06, uma premiação para educadores da rede estadual: uma viagem à sede do Google, em Mountain View, na Califórnia (EUA). A iniciativa reconhecerá o trabalho de professores, diretores e formadores que se destacarem no uso de tecnologias educacionais por meio do Programa Multiplica Plus. A bonificação do é publicada por meio do Edital de Bonificação (Edital nº 06, de 09/06/2025) que estabelece os critérios e as diretrizes para a seleção dos premiados. Para esclarecer dúvidas sobre o edital, disponibilizamos uma FAQ acessível em: https://tinyurl.com/faqcalifornia. Para garantir que todos os educadores e as unidades escolares compreendam plenamente as diretrizes do programa, divulgamos Guia de Orientação com informações detalhadas.
A SEE/MG segue avançando nas ferramentas digitais para a educação!
Competição culinária vai premiar receitas escolares e exibir histórias inspiradoras na TV pública mineira
Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASBs) da rede estadual têm até a próxima sexta-feira (20/6) para se inscrever no Mestres da Merenda, programa inédito que transforma o trabalho das cantineiras em uma emocionante competição culinária na televisão. As inscrições devem ser feitas pelo site www.mestresdamerenda.mg.gov.br.
Criado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, o projeto valoriza o papel das profissionais responsáveis por levar alimentação de qualidade às escolas públicas. Com estreia marcada para 11/9, o programa será exibido na Rede Minas em formato de reality show, com 13 episódios e R$ 30 mil em premiações.
“O Mestres da Merenda é uma forma de reconhecer esse trabalho fundamental, mostrando para toda Minas Gerais o talento e o valor dessas profissionais que ajudam a transformar a escola em um espaço mais acolhedor e saudável,” destaca o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Publicação orienta escolas sobre acolhimento, registro e encaminhamento de casos, reforçando a rede de proteção de crianças e adolescentes
A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) publicou, nesta quinta-feira (12/6), o documento Escuta Protegida na Escola – Guia prático para a aplicação da Lei Federal nº 13.431/2017. A publicação oferece orientações claras e objetivas para gestores, professores e demais profissionais da rede estadual sobre como agir em casos de violência contra crianças e adolescentes, especialmente a violência sexual – mesmo quando ocorrida fora do ambiente escolar.
Baseado na legislação federal, como a Lei nº 13.431/2017 e o Decreto nº 9.603/2018, o guia apresenta diretrizes que visam garantir acolhimento adequado às vítimas, notificação imediata às autoridades competentes e atuação integrada com os órgãos da rede de proteção. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo de Minas com a promoção de um ambiente escolar seguro, acolhedor e livre de qualquer tipo de violência.
Reconhecimento valoriza educadores que promovem transformação digital no ensino público mineiro utilizando ferramentas do Google Workspace for Education Plus
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), anunciou, nesta terça-feira (10/6), uma premiação especial para educadores da rede estadual: uma viagem à sede do Google, em Mountain View, na Califórnia (EUA). A iniciativa vai reconhecer o trabalho de professores, diretores e formadores que se destacarem no uso de tecnologias educacionais por meio do Programa Multiplica Plus.
Serão selecionados seis educadores — dois professores, dois diretores escolares e dois multiplicadores — que protagonizarem a implementação de práticas pedagógicas inovadoras com o uso das ferramentas do Google Workspace for Education Plus. A viagem está prevista para ocorrer em outubro deste ano, com passagem, hospedagem e alimentação custeados pelo Governo de Minas e pelo Google.