Credenciamento fortalece a gestão compartilhada e amplia o alcance do projeto para 2025
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou neste sábado (14) a lista das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) credenciadas para a expansão do Projeto Somar. O projeto, que visa à gestão compartilhada para a melhoria da qualidade do ensino em algumas escolas estaduais, será ampliado em 2025 com a inclusão das novas instituições.
O credenciamento, realizado por meio do Edital de Credenciamento Prévio SEE nº 01/2024, faz parte da estratégia de fortalecer parcerias entre o governo e a sociedade civil na área da educação.
Foram credenciadas dez OSCs que terão a possibilidade de assumir a gestão compartilhada de escolas da rede estadual, atendendo aos critérios rigorosos estabelecidos pela legislação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e pela legislação estadual.
Com base nos critérios estabelecidos em edital, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, considera que o processo atendeu às expectativas da SEE/MG. “Consideramos que o credenciamento foi bem-sucedido, uma vez que alinhou a escolha das instituições parceiras com os objetivos de melhoria da qualidade educacional e eficiência na gestão escolar”, diz.
Entre as exigências, as instituições precisam estar inscritas no Cadastro Geral de Convenentes do Estado de Minas Gerais (CAGEC) e comprovar experiência na gestão de projetos educacionais. Além disso, foi necessário demonstrar capacidade técnica e operacional para a execução das atividades previstas no Termo de Colaboração.
Com foco na reta final, Superaula prepara estudantes com revisão e entrega de certificado de desempenho; aulão será realizado na próxima sexta-feira (20/9)
Com menos de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o momento de intensificar os estudos chegou. Pensando nisso, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Editora Estudo Play, promove o terceiro aulão do projeto Maratona Enem.
O aulão acontece na próxima sexta-feira (20/9), das 8h às 12h, no CDL Uberlândia, como parte das ações que a SEE/MG tem desenvolvido ao longo do ano para preparar os estudantes para o exame. O evento reunirá cerca de 300 estudantes para uma manhã de aprendizado com aulas dinâmicas, atividades interativas, distribuição de brindes e entrega de certificados de desempenho.
“A ideia é fortalecer o engajamento dos estudantes e mostrar que o Enem pode ser uma ferramenta fundamental para a realização dos projetos de vida de cada um”, destaca a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti.
Durante o aulão, os estudantes terão contato com as quatro áreas do conhecimento exigidas pelo Enem: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas. A sequência de aulas de 40 minutos incluirá Português, Química, Matemática e História.
Os estudantes de todo o estado poderão acompanhar a transmissão pelo Youtube, nos canais da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (@estudioeducacaomg) e do Estudo Play (@estudoplay).
Serão destinados R$ 20 milhões à iniciativa que reconhece escolas que se destacam em importantes indicadores pedagógicos e possibilita o desenvolvimento de projetos que estimulam o protagonismo estudantil
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), publicou nesta sexta-feira (13/9), pelo 4º ano consecutivo, o Prêmio Escola Transformação, que busca valorizar práticas inovadoras nas escolas estaduais e incentivar a melhoria da qualidade da educação. Nesta edição, serão distribuídos 400 prêmios com investimentos de R$ 20 milhões para as escolas que mais se destacarem.
Desde o início, já foram distribuídos mais de 3.160 prêmios para quase 2.530 escolas, somando cerca de R$ 200 milhões destinados à implementação de projetos pedagógicos que beneficiem as comunidades escolares, em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais.
“O objetivo do Prêmio Escola Transformação é premiar as escolas que estão mostrando avanços significativos no aprendizado dos alunos, utilizando avaliações como o Simave (Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública), o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, explicou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
Estão habilitados a participar do Prêmio Escola Transformação 2024 as escolas de ensino regular que possuem dez ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental ou no 3º ano do ensino médio (parcial e integral). A previsão é que a lista de unidades escolares premiadas seja divulgada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais (DOEMG) no mês de outubro, após a conclusão dos processos.
Nesta live gestores escolares da rede estadual de Minas Gerais receberão Orientações detalhadas sobre os investimentos feitos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para a aquisição de Kits mínimos de combate a incêndio para todas as unidades escolares.
Representantes da SEE/MG destacarão a importância e urgência dessas aquisições, e especialistas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) fornecerão informações práticas sobre o uso dos equipamentos.
Esta capacitação é fundamental para garantir que as equipes escolares saibam como agir com segurança e eficácia em caso de emergências.
Docentes podem se inscrever no Profmat, disponível em 10 Instituições de ensino superior em Minas Gerais, até 30/9
Professores de matemática em exercício na educação básica das redes pública ou privada e que desejam aprofundar ainda mais sua capacitação profissional na docência, já podem se inscrever para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional 2025 (PROFMAT).
O processo seletivo será realizado pelo Exame Nacional de Acesso (ENA), uma prova nacional unificada que selecionará os candidatos para o curso, com início previsto para março de 2025. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro, às 17h, e podem ser feitas neste link.
O PROFMAT tem como objetivo fornecer aos professores da Educação Básica, especialmente das redes públicas, uma formação matemática aprofundada, relevante para a sala de aula, e contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais à prática docente.
Gabrielzinho é um exemplo de como o esforço pessoal, aliado ao apoio educacional, pode transformar talentos em campeões
A trajetória de Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, medalhista de ouro em três provas na natação e porta-bandeiras do Brasil nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, é um exemplo de como o apoio educacional pode impulsionar jovens talentos esportivos. A sua história não apenas destaca a importância do esporte na formação de um atleta, mas também ressalta o papel fundamental dos professores na construção de sonhos e no desenvolvimento de habilidades.
Durante o período em que foi aluno do professor Aguilar da Rocha, na Escola Estadual Antônio Vieira Machado, em Corinto, Gabrielzinho demonstrou um talento e uma dedicação excepcionais. Aguilar, que atualmente leciona na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Três Marias, recorda o período em que acompanhou de perto o crescimento de Gabriel. “O Gabriel é muito adaptativo a qualquer situação de desconforto, vence qualquer obstáculo imposto,” destaca o professor, evidenciando a resiliência do jovem atleta.
A escola desempenhou um importante papel na jornada de Gabrielzinho. O ambiente escolar, que prioriza a inclusão e o incentivo ao esporte, foi essencial para o desenvolvimento dele. “O esporte no ambiente escolar é muito inclusivo, e a escola juntamente com a família é um ponto forte nessa conexão,” explica Aguilar.