Gabrielzinho é um exemplo de como o esforço pessoal, aliado ao apoio educacional, pode transformar talentos em campeões
A trajetória de Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, medalhista de ouro em três provas na natação e porta-bandeiras do Brasil nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, é um exemplo de como o apoio educacional pode impulsionar jovens talentos esportivos. A sua história não apenas destaca a importância do esporte na formação de um atleta, mas também ressalta o papel fundamental dos professores na construção de sonhos e no desenvolvimento de habilidades.
Durante o período em que foi aluno do professor Aguilar da Rocha, na Escola Estadual Antônio Vieira Machado, em Corinto, Gabrielzinho demonstrou um talento e uma dedicação excepcionais. Aguilar, que atualmente leciona na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Três Marias, recorda o período em que acompanhou de perto o crescimento de Gabriel. “O Gabriel é muito adaptativo a qualquer situação de desconforto, vence qualquer obstáculo imposto,” destaca o professor, evidenciando a resiliência do jovem atleta.
A escola desempenhou um importante papel na jornada de Gabrielzinho. O ambiente escolar, que prioriza a inclusão e o incentivo ao esporte, foi essencial para o desenvolvimento dele. “O esporte no ambiente escolar é muito inclusivo, e a escola juntamente com a família é um ponto forte nessa conexão,” explica Aguilar.
Estado se destaca ao reformular o currículo com base na escuta da comunidade escolar, ampliando a carga horária e introduzindo itinerários formativos inovadores, elevando o padrão da educação pública
A Lei 14.945/2024 marca um grande avanço para o ensino médio no Brasil, com o intuito de modernizar e aprimorar a educação. Minas Gerais está à frente e é um dos primeiros estados do país a adotar essas mudanças de forma integral em sua rede pública de ensino, estabelecendo um novo padrão de inovação educacional no país.
A partir do próximo ano letivo, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), começará a aplicar essas adequações, que visam fortalecer o currículo e melhorar a formação dos estudantes.
“A rede estadual mineira sai na frente ao conseguir organizar, ainda em 2024, os três anos de ensino médio — 1º, 2º e 3º anos — conforme previsto na lei federal. Estamos fazendo todos os ajustes e adequações para implementar isso de forma integral nos três anos de escolaridade, e não de maneira gradativa”, afirma a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima.
Recomendações incluem hidratação adequada, ventilação eficiente e vestimentas leves para garantir o bem-estar de estudantes e servidores
Com a intensificação dos períodos de baixa umidade e altas temperaturas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) emitiu novas diretrizes para assegurar a saúde e o conforto nas escolas. As orientações, enviadas às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e distribuídas nas instituições de ensino, visam minimizar os impactos do calor intenso e manter a qualidade das atividades educacionais.
O documento inclui uma série de medidas preventivas e recomendações úteis para o período de altas temperaturas. O intuito é fornecer à rede estadual de ensino informações essenciais e destacar práticas já em vigor que precisam ser intensificadas durante a onda de calor.
“Essas orientações são fundamentais para garantir um ambiente escolar saudável e confortável durante períodos de calor intenso. A realização de campanhas educativas sobre hidratação e vestimenta leve também é recomendada”, pontua a subsecretária de Articulação Educacional, Cláudia Lara.
As medidas adotadas são essenciais para manter a qualidade do ambiente escolar. Além disso, é recomendável implementar campanhas educativas focadas em hidratação adequada e vestimentas leves. Em situações excepcionais, o diretor escolar deve comunicar a SRE, que, em colaboração com a Subsecretaria de Articulação Educacional, determinará as medidas adicionais necessárias.
Periódico traz um compilado de assuntos didáticos sobre alimentação, internet, política, meio ambiente, empreendedorismo e mais
A 44° edição do Jornal Lupa, material de apoio ao professor na sala de aula, já está disponível para toda comunidade escolar acessar. A mais nova edição do jornal, recheada de informações didáticas e curiosidades interessantes, foi disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e reúne materiais informativos, científicos, sobre saúde, cultura, cinema, literatura e curiosidades.
Nesta edição do jornal encontramos matérias interessantes sobre o desperdício de alimentos e como o evitar, sobre política e corrupção, empreendedorismo, curiosidades sobre a criação da bomba atômica, poesias, tirinhas e muito mais. Todas as reportagens têm o objetivo de enriquecer a experiência de aprendizado e oferecer informações e reflexões que contribuam para a formação de profissionais mais preparados e conscientes
Clique aqui para acessar a 44° edição do Jornal Lupa.
Webinar explora como a inteligência artificial pode revolucionar práticas pedagógicas, promovendo uma educação mais inovadora e personalizada
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana A, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), promoverá um evento transformador para educadores. Nesta quarta-feira (11/9), será realizado o webinar “IA para Professores”, uma oportunidade exclusiva para explorar o impacto da inteligência artificial (IA) no contexto educacional. Este evento proporcionará informações valiosas sobre como a IA pode ser utilizada para inovar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma perspectiva moderna e enriquecedora para os participantes.
O webinar será realizado em dois horários, às 9h e às 14h, e contará com a participação de especialistas na área de IA. Esses profissionais compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre a integração eficaz dessas tecnologias emergentes nas atividades escolares. A programação abordará desde os conceitos fundamentais da IA até suas aplicações práticas no ambiente educacional.
Iniciativa oferece 40 mil novas vagas para cursos profissionalizantes gratuitos; início das aulas está previsto para fevereiro de 2025
As inscrições para a 5ª edição do Trilhas de Futuro, programa inovador do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), começam na próxima terça-feira (10/9). Os interessados devem estar atentos às datas importantes, o Catálogo de Cursos será divulgado no dia 9/9, e as inscrições ocorrerão até o dia 23/9, pelo site do projeto: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Dedicado a preparar jovens para o mercado de trabalho e aprimorar suas habilidades profissionais, a iniciativa irá ofertar 40 mil novas vagas em mais de 35 opções de formação em áreas como Administração, Construção Civil, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Logística, Mecânica e Mecatrônica.
O resultado da alocação dos candidatos estará disponível para consulta pelos candidatos no site no dia 11/10. Já as matrículas para os candidatos alocados, conforme critérios estabelecidos na Resolução SEE nº 5047, deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29 de outubro. As aulas estão previstas para começar em 3 de fevereiro de 2025.
Critérios desenvolvidos visam a promoção da qualidade, igualdade e excelência nas escolas da rede pública de educação
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), formulou o primeiro Indicador Educacional de Necessidade e Reconhecimento do Brasil, elaborado por uma Secretaria de Estado de Educação, para identificação e aplicabilidade de políticas públicas mais adequadas para as escolas de Minas Gerais.
“Criamos um indicador que traz a possibilidade de desenvolvermos políticas educacionais mais equânimes. Por meio dele poderemos tratar cada escola de forma individual dentro da sua complexidade. Este é um avanço inédito no Brasil, importante passo na política educacional de forma real, respeitando a realidade de cada comunidade escolar”, explica o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Além da metodologia abrangente, a grande novidade do indicador é o levantamento de informações das mais de 3.400 escolas, ou seja, todas as unidades da rede estadual de Minas Gerais. “Usualmente os trabalhos de pesquisa não conseguem esta cobertura, pois são feitos por pesquisadores das universidades, que não têm acesso a dados tão robustos”, afirma o Professor Emérito e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Soares, que apoiou os pesquisadores da SEE/MG.
Iemg e antigo Palacete Santa Mafalda estão entre as 166 escolas estaduais em que a história mineira se junta à modernização de ambientes escolares
Preservar a história de Minas Gerais com a revitalização de prédios tombados e garantir a modernização de escolas estaduais, em um ambiente de aprendizado único, onde a memória permanece viva unindo-se à educação. Isto é parte do legado do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), ao revitalizar 166 escolas estaduais, com investimentos de R$ 85,7 milhões, entre 2019 e 2024.
O trabalho é resultado de uma série de obstáculos superados desde o início da gestão, já que restaurar prédios tombados é um desafio que vai além das reformas tradicionais. A escassez de mão de obra especializada e a dificuldade em encontrar materiais específicos estão entre as principais dificuldades.
Para a subsecretária de Administração da SEE/MG, Luciana Quaresma, o esforço do Estado na recuperação de estruturas históricas não só preserva um patrimônio público, mas também fortalece a identidade cultural das comunidades.
“É muito importante para a SEE/MG fazer o resgate dessas escolas, que também representam nosso patrimônio histórico. Sabemos o quanto esses prédios escolares significam para as comunidades que estão ao redor, guardando histórias de crescimento da vida das pessoas e da nossa rede de ensino”, diz.
Durante visita técnica, foram trabalhados pontos importantes para aprimorar a alfabetização no estado
No próximo domingo (8/9) é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização, data que tem como objetivo destacar a importância da alfabetização e promover o acesso à educação básica para todos. Neste contexto, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem se empenhado para garantir a implementação das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Para apoiar a construção da Política de Alfabetização do Estado de Minas Gerais, a pasta recebeu, nesta semana, uma representante do Ministério da Educação (MEC) para uma visita técnica para verificar a implementação das ações do Compromisso no estado.
A visita técnica envolveu as equipes da SEE/MG, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG) e os membros do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC/MG). O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre estado e municípios e garantir que as ações do CNCA sejam eficazes na promoção da alfabetização.
“É fundamental destacar que Minas Gerais já possui um regime de colaboração robusto. Quando estado e municípios trabalham juntos, garantimos o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes. As atividades do Compromisso reforçam esse trabalho conjunto, assegurando que nossos alunos se alfabetizem no tempo adequado”, destaca a superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, Graziela Trindade.
Evento "Cuidando de Quem Educa" promoveu a troca de experiências e discussões sobre a saúde mental dos professores
Um ambiente escolar que valoriza a saúde e o bem-estar de seus profissionais não só resulta em educadores mais motivados e saudáveis, mas também melhora significativamente a qualidade do ensino e do cuidado oferecido aos estudantes.
Com este objetivo, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), o Instituto Tauá e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), realizou o Seminário “Cuidando de Quem Educa”. O evento, destinado aos profissionais da educação, aconteceu na cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O seminário contou com a participação de aproximadamente 170 professores de oito escolas estaduais. O principal objetivo do encontro foi fortalecer a coletividade entre os educadores da rede, promover a troca de experiências e destacar a importância da saúde mental no ambiente escolar, desmistificando questões e dúvidas sobre o tema.
Iniciativas visam aprimorar a gestão escolar em todas as Superintendências Regionais de Ensino por meio da adoção de novas práticas e capacitação profissional.
Nesta semana, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu um encontro com lideranças educacionais estaduais para apresentar as atualizações do 16º Comitê de Governança do Programa Jovem de Futuro. No evento, foram realizadas reflexões e proposições para garantir a implementação das ações previstas para o segundo semestre de 2024 e início de 2025.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou a importância da iniciativa para transformar as escolas. “Se todos nós fizermos um pouco, mesmo que seja um esforço pequeno, conseguimos transformar a realidade de um lugar. Precisamos adotar essa perspectiva na educação, pois cada contribuição, por menor que seja, pode fazer uma grande diferença. Temos as ferramentas necessárias para a mudança; vamos utilizá-las”, declarou.
Em 2024, o Programa Jovem de Futuro conseguiu uma cobertura total, abrangendo todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e beneficiando 2.369 escolas. O programa oferece metodologias e ferramentas que apoiam a gestão escolar para a melhoria da aprendizagem.
Entre os destaques da reunião, foi apresentado um novo sistema de acompanhamento automatizado, que permite monitorar em tempo real as inscrições de profissionais em eventos presenciais — uma demanda levantada em encontros anteriores. Outra novidade é a nova metodologia para o cálculo das metas do Ideb Minas, que já foi aplicada e divulgada para a rede em 2024.
No dia 05 de setembro de 2024, a Diretora Educacional Eldaronice Queiroz de Alvarenga, respondendo pela SRE – Pirapora, juntamente com a Diretora DIPE, Janiny Gomes de Lacerda, e a equipe gestora da SRE – Pirapora, deram posse aos nomeados para os cargos de Professor de Educação Básica – PEB. Eles foram recepcionados com uma calorosa boas vindas, e empossados em seus cargos neste ano de 2024.
No dia 04 de setembro de 2024, a Diretora Educacional Eldaronice Queiroz de Alvarenga, respondendo pela SRE – Pirapora, juntamente com a Diretora DIPE, Janiny Gomes de Lacerda, e a equipe gestora da SRE – Pirapora, deram posse aos nomeados para os cargos de Especialista da Educação Básica e Professor de Educação Especial - CREI. Eles foram recepcionados com uma calorosa boas vindas, e empossados em seus cargos neste ano de 2024.
No dia 02 de setembro de 2024, a Diretora Educacional Eldaronice Queiroz de Alvarenga, respondendo pela SRE – Pirapora, juntamente com a Diretora DIPE, Janiny Gomes de Lacerda, e a equipe gestora da SRE – Pirapora, deram posse aos nomeados para os cargos de ANE - IE (Inspetores Escolares). Eles foram recepcionados com uma calorosa boas vindas, e empossados em seus cargos neste ano de 2024.
No dia 12 de agosto de 2024, a Superintendente Regional de Ensino, Heloísa Alves de Almeida Gribel, juntamente com a Diretora DIPE, Janiny Gomes de Lacerda, e a equipe gestora da SRE – Pirapora, deram posse aos nomeados para os cargos de AEB Psicologa NAE (Analista de Educação Básica), TDE (Técnico de Educação Básica) e ATB (Auxiliar de Educação Básica). Eles foram recepcionados com uma calorosa boas vindas, e empossados em seus cargos neste ano de 2024.
Inscrições para a 5ª Edição do Trilhas de Futuro começam na próxima terça-feira (10/9)
Iniciativa oferece 40 mil novas vagas para cursos profissionalizantes gratuitos; início das aulas está previsto para fevereiro de 2025.
As inscrições para a 5ª edição do Trilhas de Futuro, programa inovador do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), começam na próxima terça-feira (10/9). Os interessados devem estar atentos às datas importantes, o Catálogo de Cursos será divulgado no dia 9/9, e as inscrições ocorrerão até o dia 23/9, pelo site do projeto: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Dedicado a preparar jovens para o mercado de trabalho e aprimorar suas habilidades profissionais, a iniciativa irá ofertar 40 mil novas vagas em mais de 35 opções de formação em áreas como Administração, Construção Civil, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Logística, Mecânica e Mecatrônica.
O resultado da alocação dos candidatos estará disponível para consulta pelos candidatos no site no dia 11/10. Já as matrículas para os candidatos alocados, conforme critérios estabelecidos na Resolução SEE nº 5047, deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29 de outubro. As aulas estão previstas para começar em 3 de fevereiro de 2025.
Educação divulga progressão da carreira de diretor escolar e pagamento de Adveb
Os atos foram publicados no Diário Oficial de Minas Gerais nos dias 24 e 31 de agosto, respectivamente
A política de valorização da carreira dos servidores é uma ação contínua da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Entre as diversas iniciativas, está a progressão especial da carreira para servidores que ocupam cargos de diretor escolar e o pagamento do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb).
Os atos de progressão especial e do Adveb foram publicados no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais (IOF), nos dias 24/8 e 31/8, respectivamente, e estão disponíveis para consulta neste link. Foram publicados 484 atos de progressão para gestor escolar e 39 atos para pagamento do Adveb.
A ação representa o compromisso do Governo de Minas para atender aos profissionais que cumpriram os requisitos exigidos na carreira.
“Dando continuidade às ações de reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, publicamos mais um lote do Adveb e de progressões especiais para os servidores que ocupam o cargo de diretor escolar. Seguimos trabalhando para que a educação mineira tenha resultados cada vez melhores, por meio de profissionais que se sintam respeitados e valorizados”, destacou a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Ribeiro.
Hora do almoço hoje na EE Deputado Quintino Vargas, SRE Pirapora, Turmas de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral.
A educação em tempo integral não se resume a ampliar o período na escola; é uma abordagem holística que busca desenvolver não apenas as mentes, mas também os corpos dos estudantes.
Nesse sentido, uma alimentação saudável e saborosa ganha muita importância, afinal, a capacidade dos estudantes de absorverem conhecimento, manterem o foco e desenvolverem habilidades cognitivas também depende disso.
A alimentação saudável é conhecida por ser fundamental não apenas para a saúde geral, mas também para o desempenho acadêmico e o bem-estar de crianças e adolescentes.
Para os alunos em período integral, que passam a maior parte do dia na escola, é especialmente crucial manter uma alimentação equilibrada, já que realizam pelo menos três refeições (dois lanches e o almoço) no ambiente escolar.
Nesse contexto, cabe à escola a responsabilidade de oferecer um cardápio que seja não apenas equilibrado, mas também atraente para os estudantes.
Uma alimentação saudável proporciona mais disposição para enfrentar as tarefas escolares. Cuidar da alimentação é, portanto, essencial para promover o bem-estar e o desempenho dos alunos em tempo integral.