Iniciativa oferece suporte para a preparação de estudantes do ensino médio regular e EJA; simulado acontece entre os dias 22 e 24/4
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a editora Estudo Play lança, a partir deste sábado (5/4), o Esquenta Enem MG. Esta série de aulas ao vivo tem como objetivo preparar os alunos para o primeiro simulado do Enem MG, que ocorrerá entre os dias 22 e 24/4. As aulas proporcionarão conteúdos estratégicos, visando otimizar o desempenho dos estudantes nas cinco áreas do conhecimento avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As aulas estão programadas para os dias 5, 12 e 19/4, sempre aos sábados, e serão ministradas por professores renomados, que abordarão os principais tópicos de Redação, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Esta iniciativa faz parte das ações do Enem MG, disponível em 2025 para 700 mil estudantes da rede estadual de ensino.
Capacitação é voltada a professores, especialistas, analistas educacionais, gestores de escolas e demais segmentos da sociedade
O curso Trilha de Educação Fiscal, promovido pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais e disponibilizado na plataforma da Escola de Formação, da Secretaria de Estado de Educação, está com inscrições abertas, até o dia 21 de abril, para o Módulo II – Relação Estado-Sociedade. A capacitação é gratuita e voltada a professores, especialistas, analistas educacionais, gestores de escolas e demais segmentos da sociedade.
O conteúdo desse módulo aborda temas relativos à organização da vida em sociedade e suas implicações na garantia do estado democrático de direito e da cidadania.
O objetivo é fazer com que o estudante se perceba como agente transformador da sociedade. Assim, se busca o entendimento da estrutura e do funcionamento do Estado por meio de uma análise histórica e a compreensão da importância da participação do indivíduo na vida do Estado e da sociedade, promovendo a reflexão sobre a inter-relação entre deveres e direitos de cidadão.
Desenvolvido pelo Google, sistema facilita a atenção personalizada da aprendizagem beneficiando 245 mil servidores e 1,3 milhão de alunos
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta sexta-feira (4/4), do anúncio da ferramenta Série de Exercícios, recurso desenvolvido pelo Google em parceira com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O sistema é customizado exclusivamente para atender às necessidades da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais.
Iniciativa pioneira no mundo, a plataforma disponibiliza aos estudantes um ambiente de aprendizagem interativo e adaptável às necessidades de cada um. Já os professores terão acesso a ferramentas avançadas para planejar aulas, monitorar o desempenho dos estudantes e desenvolver planos de ensino baseados nas dificuldades e desafios individuais.
Edição comemorativa de 10 anos levanta debates como sobre inteligência artificial no ensino e colaboração entre Estado e municípios
Gestores, educadores e especialistas se reuniram nesta quarta-feira (2/4), em Belo Horizonte, para o Café com Prosa, evento promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O evento teve como objetivo discutir pautas de impacto para a educação no estado.
A SEE/MG destacou a relevância do diálogo contínuo entre o Estado e os municípios para a formulação de políticas públicas educacionais eficazes. “Em Minas, estamos construindo um regime de colaboração gradativa, que privilegia o crescimento tanto do Estado quanto dos municípios”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Parceria entre SEE/MG e Instituto Hortense levará formação a professores e nova metodologia para estudantes
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou, nesta terça-feira (1/4), durante o primeiro encontro gerencial de diretores educacionais de 2025, avanços para a nova etapa do Projeto Socioemocional. A iniciativa ganha reforço com a parceria do Instituto Hortense, que implementará a “Metodologia Emoção, Aprendizagem e Inteligência (EAI)” em cerca de 800 escolas mineiras com Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI), além de oferecer formação para os professores.
O Projeto Socioemocional, implementado pela SEE/MG desde o ano passado, visa desenvolver as habilidades socioemocionais em estudantes de todas as etapas e modalidades de ensino. Os primeiros passos do projeto incluíram uma pesquisa de clima escolar e a oferta do curso de bem-estar e convivência para os professores.