Interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do Sucem; renovação da matrícula para quem já estuda na rede estadual é automática
Atenção, pais, responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos que desejam ingressar na rede pública de ensino de Minas Gerais no próximo ano ou aqueles que precisam mudar de escola: as inscrições para o Cadastro Escolar 2025 estão abertas e devem ser realizadas até o dia 1/11. O processo é feito pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), pelo site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Quem já estuda na rede estadual terá a matrícula renovada automaticamente, sem necessidade de inscrição.
Deve se inscrever o estudante que pretende ingressar ou retornar à rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2025. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2024 em escolas públicas que não oferecerão o nível de ensino ou série subsequente no próximo ano.
O Cadastro Escolar também é voltado aos estudantes interessados em ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), em cursos da Educação Profissional em escolas da rede pública, ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Vale lembrar que, para o ingresso na EJA, a idade mínima é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
Somente após a matrícula o estudante terá a vaga garantida; prazo vai até 29/10
Os estudantes que foram selecionados para um dos cursos técnicos gratuitos do programa Trilhas de Futuro têm até o dia 29/10 para garantir suas vagas. As matrículas devem ser feitas presencialmente na instituição de ensino em que foram alocados, conforme resultado divulgado no último dia 11/10.
Nesta edição, mais de 50 mil vagas foram ofertadas em 130 municípios, envolvendo 156 instituições de ensino técnico. Ao todo, os candidatos podem escolher entre 78 cursos, incluindo novidades como técnico em brinquedoteca, cervejaria e defesa civil. O resultado da alocação pode ser consultado no site: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
“É fundamental que todos os estudantes selecionados compareçam à instituição de ensino indicada no comprovante de seleção para efetivar a matrícula no Trilhas de Futuro”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra. “Nesta quinta edição do programa, tivemos um recorde de inscrições, com 50 mil candidatos selecionados em todo o estado. Aqueles que não confirmarem a matrícula até o dia 29/10 não tem a garantida”, alerta.
O Trilhas de Futuro, maior projeto de acesso a cursos profissionalizantes já realizado pelo Governo de Minas, também oferece uma ajuda de custo de R$ 20,00 por dia, destinada à alimentação e ao transporte dos estudantes. As aulas estão previstas para começar em 3/2 de 2025.
“O Plano de Recomposição das Aprendizagens - PRA é uma iniciativa da SEE/MG para apoiar as escolas estaduais na elaboração de estratégias de ensino com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio do Currículo Referência de Minas Gerais na educação básica e nos indicadores educacionais da rede estadual”. (Documento Orientador, 2023, p.2)
“O Plano de Recomposição das Aprendizagens se justifica como um instrumento para mitigar as possíveis perdas de aprendizagens e recompor as habilidades necessárias para que estudantes sigam suas jornadas acadêmicas sem lacunas de aprendizado.” (Documento Orientador, 2023 p.3)
Quem é?
A equipe do PRA é composta por um Núcleo de Gestão Pedagógica Central (NGPC), no Órgão Central da Secretaria de Estado de Educação e um Núcleo de Gestão Pedagógica Regional (NGPR), nas Superintendências Regionais de Ensino e Escolas Estaduais.
Mudanças curriculares e expansão de programas focam em inovação, leitura e qualificação profissional, com destaque para o Trilhas de Futuro nas Escolas
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu, nesta semana, um encontro virtual para divulgar as novas diretrizes curriculares que serão aplicadas ao ensino médio a partir de 2025. O evento, transmitido pelo canal Estúdio Educação no YouTube, trouxe uma visão detalhada sobre as principais mudanças que visam aprimorar o ensino, com foco em inovação, leitura e qualificação profissional.
Na abertura da live, a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima, destacou as legislações que definem as novas bases para o ensino médio em todo o país. “A SEE/MG está colaborando com o Ministério da Educação (MEC) no desenvolvimento dessas orientações, que serão publicadas até o fim do ano”, afirmou Rosely Lima.
A apresentação abordou as alterações que entrarão em vigor no próximo ano letivo, com comparações das normas atuais e futuras para o ensino médio regular, noturno, em tempo integral e profissionalizante. A live está disponível no canal Estúdio Educação, no YouTube, e pode ser assistida pelo link.
Apenas em 2024 mais de 60 mil servidores evoluíram na carreira da Educação
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), publicou novos atos de progressão e promoção na carreira de servidores efetivos que cumpriram os requisitos estabelecidos. A medida reforça o compromisso do Governo com a valorização dos profissionais da educação..
Os atos foram publicados no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, neste sábado (12/10), sendo 1.705 concessões de progressão e 805 concessões de promoção, disponíveis a partir da página 37 do caderno. No total são 2.510 novos atos de evolução na carreira dos servidores da Educação.
“A valorização dos nossos profissionais é uma das prioridades do Governo de Minas. Ao garantir a progressão e promoção dos servidores que cumprem os critérios estabelecidos, reafirmamos nosso compromisso com o reconhecimento do mérito e do empenho desses educadores, fundamentais para a qualidade do ensino público no estado”, destaca a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Ribeiro.
No Dia das Crianças, queremos celebrar a dádiva preciosa que é a infância. É um momento mágico e cheio de descobertas, onde cada experiência é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Parabenizamos todas as crianças por sua curiosidade insaciável, pela capacidade de se maravilhar com as coisas mais simples e por encherem o mundo com risadas contagiantes. Que cada criança possa desfrutar de uma infância plena, cercada de amor, cuidado e oportunidades para explorar seu potencial e alcançar seus sonhos. Que possamos preservar e proteger a inocência e a alegria que elas nos trazem, cultivando um ambiente seguro e acolhedor.
Honramos a essência pura e radiante que habita cada criança. São seres incríveis, cheios de energia, criatividade e curiosidade. Parabenizamos todas as crianças por sua capacidade de nos surpreender, nos ensinar lições valiosas e nos mostrar o verdadeiro significado da felicidade. Que possamos ser mais presentes em suas vidas, ouvindo suas vozes, incentivando seus sonhos e proporcionando um ambiente seguro e amoroso. Que cada criança possa encontrar amor e apoio incondicionais, crescendo com confiança e se tornando adultos felizes e realizados. Feliz Dia das Crianças!
Avaliação será aplicada entre 16/10 e 21/11; participação de todos os municípios mineiros é fundamental
A partir da próxima quarta-feira (16/10), todas as escolas públicas de Minas Gerais estarão aptas a aplicar a 3ª avaliação formativa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O objetivo é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, em um esforço conjunto que envolve a União, estados e municípios.
Destinadas a estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, as avaliações abrangem Leitura, Escrita, Fluência em Leitura e Matemática. Os cadernos de testes estarão disponíveis a partir de 14/10 e as provas poderão ser aplicadas até 21/11.
A assessora de Articulação Municipal da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e articuladora Estadual do Compromisso, Jânua Caeli Gervásio Galvão, destaca a importância da participação de todas as redes públicas de ensino, estadual e municipais, para o sucesso da avaliação.
Curso foca na integração curricular e no empreendedorismo para preparar estudantes para os desafios do mercado de trabalho
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e o SEBRAE, está oferecendo uma formação especial para professores que atuam no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) Profissional. Intitulado “Formação Articulação Curricular e Projetos Empreendedores”, o curso tem como objetivo capacitar educadores para integrar o currículo escolar e desenvolver projetos com foco no empreendedorismo, conectando a educação ao mundo do trabalho.
Totalmente a distância, a formação será realizada por meio da Plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, facilitando o acesso para professores de todas as regiões do estado. As inscrições estão abertas até o dia 16/10 e podem ser feitas por meio deste link.
Participantes selecionados devem se matricular presencialmente na instituição de ensino para a qual foi encaminhado entre os dias 15 e 29/10
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), divulgou o resultado da seleção para a quinta edição do projeto Trilhas de Futuro. Os candidatos que se inscreveram para uma das mais de 50 mil vagas ofertadas já podem conferir se foram contemplados no site oficial: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Os selecionados devem confirmar a matrícula presencialmente na instituição de ensino para a qual foram encaminhados, entre os dias 15 e 29/10. Nesta edição, a alocação dos estudantes abrange 130 municípios e envolve 156 instituições de ensino profissionalizante, que oferecem um total de 78 opções de cursos. Entre as novidades, estão os cursos técnicos de brinquedoteca, cervejaria e defesa civil.
“A cada edição, o Trilhas de Futuro se consolida como um divisor de águas para milhares de jovens que buscam qualificação técnica. Estamos cada vez mais próximos de preparar nossos estudantes para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, contribuímos para o desenvolvimento do estado. Agora, a etapa de matrícula é essencial para garantir que esses jovens sigam com sucesso na formação técnica gratuita”, afirmou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
O curso, que é totalmente online, fecha as inscrições na próxima segunda (14/10)
O curso de extensão intitulado “O ensino da coesão e da coerência a partir de propostas da semântica e da pragmática formais”, ofertado pela Faculdade de Letras (FALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do CENEX (Centro de Extensão), está com as inscrições abertas até a próxima segunda-feira (14/10) por meio de formulário online disponível neste link.
Direcionado para professores de língua portuguesa das redes municipais, estaduais ou particulares de ensino e demais interessados, o curso tem o objetivo geral estreitar as relações entre a pesquisa científica em Linguística e o ensino do português na educação básica.
Mais precisamente, busca-se, a partir das teorias formais de semântica e pragmática, desenvolver propostas metodológicas inovadoras que aprimorem o processo de aprendizado dos alunos de educação básica no que diz respeito aos mecanismos de coesão e coerência textuais.
Carga horária
O curso é oferecido inteiramente em formato online, com carga horária de 30 horas/aula, em seis encontros síncronos, às quintas-feiras (24/10, 31/10, 07/11, 14/11, 21/11 e 28/11), das 15h às 16h30. Será disponibilizado certificado aos concluintes.
Ao todo, serão ofertadas 60 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição. Caso se esgotem antes do fim do período, o formulário será encerrado. A matrícula somente será efetivada com a confirmação da inscrição por e-mail.
Em caso de dúvidas, entre em contato com Fernanda Rosa da Silva, professora da FALE / UFMG, coordenadora do curso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) informa que a partir do dia 7 de Outubro de 2024, segunda-feira o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG)disponibilizou o sistema do Censo do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG)para que todos os servidores ativos do Poder Executivo, notificados pela ausência no procedimento, regularizem suas informações.
Para regularizar a situação, os servidores devem acessar o site do IPSEMG:www.ipsemg.mg.gov.br, clicar no ícone do Censo Previdenciário e fazer login com o CPF e a senha do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou do Portal do Servidor. Em seguida, preencher o formulário disponível.
Há a estimativa de que mais de 9 mil servidores ativos não participaram do Censo em 2023 e ainda não regularizaram a situação. O prazo para atualizar as informações é até o dia 20 de Novembro de 2024, quarta-feira.
“O procedimento é obrigatório e pode ser realizado on-line. Mesmo servidores cedidos a outros órgãos ou poderes precisam atualizar suas informações”, ressalta o diretor de Previdência doIPSEMGDiogo Leite. Segundo o Decreto Estadual nº 48.620/2023, a não participação no censo pode resultar em medidas administrativas para os servidores que não realizarem a atualização.
Inscrições para a formação a distância do projeto Com Viver, promovido em parceria com o Ministério Público, estão abertas até 6/12
O Governo de Minas, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), lançou na última semana o projeto Com Viver, uma ação conjunta das Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Educação (SEE). A iniciativa é inovadora no combate e prevenção à violência dentro das escolas.
O objetivo do projeto é qualificar os professores da rede de ensino para que possam identificar sinais iniciais de violência no ambiente escolar e atuar de forma preventiva, promovendo a cultura de paz e o bem-estar social dentro e fora da escola.
O curso a distância já está disponível na Escola Virtual do MPMG e pode ser realizado até o dia 6/12, neste link. Com carga horária de 49 horas e dividido em nove módulos, a formação também está aberta ao público externo.
Em iniciativa inédita no estado, cerca de 33 mil estudantes da rede pública estadual contarão com apoio para deslocamento, alimentação e hospedagem em cidades diferentes das que residem
O Governo de Minas vai garantir o transporte de 33 mil estudantes da rede pública estadual que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2024, em cidades diferentes das que residem. O investimento total para viabilizar o deslocamento será de R$ 25 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Em uma ação inédita, a SEE/MG está implementando um modelo inovador, com a distribuição direta de recursos para as escolas, que serão responsáveis pela gestão do transporte dos estudantes que vivem em cidades onde o Enem não será aplicado. Além do deslocamento, o valor também poderá ser utilizado para alimentação e hospedagem durante o período de prova, conforme as necessidades específicas de cada estudante.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, destaca que a iniciativa faz parte de um esforço abrangente da SEE/MG para garantir a participação de todos os estudantes da rede estadual no exame.
Alta demanda reflete o sucesso do programa, que oferece oportunidades de qualificação profissional aos jovens mineiros
O Trilhas de Futuro, maior programa de acesso a cursos de formação profissionalizante gratuitos já realizado em Minas Gerais, vai se expandir ainda mais, com o aumento das vagas disponíveis nesta quinta edição. Devido à alta procura, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), ampliou a oferta de 40 mil para 50 mil vagas em todo o estado.
As inscrições para a quinta edição do Trilhas de Futuro superaram as expectativas, registrando mais de 346 mil candidaturas e estabelecendo um novo recorde. Inicialmente, a quinta edição previa 40 mil vagas, mas, diante da alta demanda, foram disponibilizadas 10 mil vagas extras.
“Esse aumento é uma resposta direta ao grande interesse de todos, mostra o quanto o Trilhas de Futuro está fazendo a diferença, não apenas para preparar os jovens para o mercado de trabalho, mas também para construir carreiras de sucesso”, analisa o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus.
Educação promove encontro gerencial para discutir uso dos recursos da Caixa Escolar
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu, nos dias 3 e 4/10, um encontro gerencial em Belo Horizonte, focado na utilização eficaz dos recursos da Caixa Escolar. O evento, voltado a diretores administrativos financeiros (Dafis) e chefes da divisão operacional e financeira (Divofis), buscou fortalecer a gestão das escolas estaduais e garantir um ambiente de aprendizagem de qualidade.
Durante o evento, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a importância do uso dos recursos, tema essencial para o sucesso das escolas.
“Esse é um mecanismo fundamental para a manutenção e o desenvolvimento das nossas unidades de ensino, garantindo que elas possam funcionar adequadamente e oferecer um ambiente de qualidade para a aprendizagem”, explicou Igor.
A Caixa Escolar é mais do que apenas um recurso financeiro; é uma ferramenta de transformação. Os valores repassados têm como objetivo proporcionar as condições necessárias para que cada escola possa funcionar de maneira eficaz, atendendo suas demandas específicas e respondendo às necessidades do dia a dia da comunidade escolar.
Inscrições contemplam as modalidades de Remoção Regional, Estadual, Permuta e Mudança de Lotação
As inscrições para o processo de Movimentação de Pessoal para os servidores efetivos do quadro do magistério da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) começam nesta segunda-feira (7/10) pelo site https://www.movimentacao.educacao.mg.gov.br/.
Conforme cronograma previsto na Comunicação SEE/DGEP – Movimentação nº. 6/2024, as inscrições contemplam as modalidades de Remoção Regional, Remoção Estadual e Remoção por Permuta e Mudança de Lotação.
Modalidades Podem participar do processo de remoção os servidores ocupantes dos cargos de Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE), Especialista em Educação Básica (EEB) e Professor de Educação Básica (PEB). A remoção é dividida em três modalidades: Regional, Estadual e Por Permuta.
O projeto tem como objetivo qualificar professores e servidores para a contribuir com a prevenção de atos de violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz baseada no respeito, diálogo e direitos humanos.
A iniciativa surge como resposta ao aumento dos casos de violência nas escolas mineiras e visa fortalecer a segurança nas instituições de ensino por meio da capacitação de profissionais da educação.
“É um prazer estar aqui lançando esse projeto que tem por objetivo garantir que dentro das nossas escolas a discriminação, o preconceito e o ódio sejam afastados da realidade”, disse o vice-governador Professor Mateus.
O Com Viver se alinha às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), que destacam a importância de se criar e fortalecer um ambiente escolar acolhedor e seguro.
Ação busca atrair novos estudantes e consolidar o modelo EMTI, promovendo engajamento de alunos, famílias e educadores em todo o estado
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) acaba de lançar a campanha “Futuro é Agora”, com o objetivo de garantir a permanência dos estudantes no Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) e atrair novos interessados para a modalidade. Atualmente, 786 escolas em Minas Gerais oferecem essa modalidade, e a campanha visa destacar os benefícios do EMTI, suas boas práticas e resultados, buscando engajar famílias, educadores e, principalmente, os jovens, que são os protagonistas da iniciativa.
De acordo com a coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE, Andréa Botelho, o foco está em atrair novos estudantes e valorizar os atuais, promovendo um ambiente de aprendizado completo, que prepare o estudante tanto para a vida acadêmica quanto para uma transição positiva da escola para o mercado de trabalho. “Nosso objetivo é divulgar as boas práticas que já são realidade em muitas escolas e garantir que mais jovens tenham acesso a essa experiência de aprendizado integral”, afirma.