MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA CONTRASTE:
Iniciativa foca no uso da plataforma Enem MG, que oferece recursos personalizados para apoiar o desempenho dos alunos da rede estadual
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), iniciou nesta quarta-feira (28/5) uma série de formações voltadas a professores da rede estadual, com foco no uso pedagógico da plataforma Enem MG. A iniciativa integra a estratégia do Estado para preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.
“Nosso objetivo é capacitar os professores para que levem a experiência do Enem para dentro da sala de aula. Com isso, o estudante ganha segurança e se prepara melhor para a prova”, destacou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
A primeira formação foi realizada em Montes Claros, reunindo cerca de 400 servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do macropolo Norte de Minas. Participaram representantes das regionais de Curvelo, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros e Pirapora.
Até agosto, mais de 2 mil profissionais devem participar dos encontros presenciais em outras regiões do estado, incluindo os macropolos de Teófilo Otoni, Uberlândia, Juiz de Fora, Metropolitanas, Varginha, Coronel Fabriciano e Unaí.
Instituições de ensino profissionalizantes interessadas em ofertar cursos técnicos podem se inscrever de 2 a 11/6
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), publicou, nesta quinta-feira (29/5) o edital de credenciamento para a 6ª edição do Trilhas de Futuro, maior projeto estadual de acesso a cursos técnicos profissionalizantes gratuitos.
“O Trilhas de Futuro é um programa do qual me orgulho muito. Nos mais de cem cursos que oferecemos, milhares de jovens já tiveram oportunidade de se encontrar, de aprender algo que gostam e de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Com este novo edital, estamos abrindo portas para outros tantos jovens se capacitarem e vislumbrarem um futuro melhor”, afirma o governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões.
As instituições de ensino profissionalizantes interessadas em participar do projeto poderão se credenciar entre os dias 2 e 11/6. O primeiro passo é preencher o formulário disponível no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Em seguida, deve ser enviada, exclusivamente por meio eletrônico (via peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações – SEI/MG), a solicitação formal de credenciamento, acompanhada da proposta de cursos técnicos presenciais e da documentação exigida no edital.
Evento em Belo Horizonte reúne articuladores regionais para alinhar estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e fortalecer políticas públicas de alfabetização
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) participa, nos dias 28 e 29/5, do I Ciclo de Formação Presencial da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa MG) 2025. O evento reúne 132 articuladores regionais da rede, que apoiam a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em todo o estado.
Com o objetivo de fortalecer as ações de alfabetização, ampliar o repertório pedagógico dos participantes e alinhar estratégias nos cinco eixos estruturantes do CNCA, o encontro representou uma importante etapa de consolidação das políticas públicas voltadas à garantia do direito à alfabetização na idade certa.
Durante a abertura do encontro, a subsecretária de Articulação Educacional da SEE/MG, Cláudia Lara, destacou a importância da atuação integrada dos articuladores e o impacto desse trabalho na trajetória das crianças mineiras. Para ela, a alfabetização na idade certa é a base para o sucesso escolar.
Liga da Gide conecta professores e gestores escolares em rede colaborativa com conteúdos, formações e troca de experiências
Professores, coordenadores, supervisores, especialistas e diretores da rede estadual de ensino de Minas Gerais agora têm à disposição um novo espaço virtual de formação e colaboração. A Fundação da Gide (FdG), parceira da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lançou a Liga da Gide, uma comunidade online e gratuita voltada ao fortalecimento da prática pedagógica e da gestão escolar.
A iniciativa busca democratizar o acesso a conteúdos formativos, promover a troca de experiências entre educadores de diferentes regiões do país e estimular a criação de uma rede colaborativa dedicada à melhoria da educação básica. A comunidade oferece materiais práticos para aplicação em sala de aula e ferramentas de apoio à gestão escolar, com foco na melhoria dos resultados educacionais.
Entre os principais benefícios da plataforma estão o acesso gratuito a conteúdos exclusivos, como vídeos, podcasts e webinars com especialistas, sorteios mensais de prêmios – incluindo cursos de formação – e a possibilidade de interação direta entre educadores nas discussões promovidas pela Liga.
Resolução define critérios para a oferta de vagas, enturmação e funcionamento das escolas estaduais no próximo ano letivo
A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) publicou, nesta terça-feira (27/5), no Diário Oficial de Minas Gerais, a Resolução SEE n° 5.163, que estabelece as normas, diretrizes e o cronograma do Plano de Atendimento Escolar (PAE) para o ano letivo de 2026. O documento orienta a organização da oferta de vagas em todas as etapas e modalidades de ensino na rede estadual, com foco na garantia do direito à educação, na permanência dos estudantes e na promoção da equidade.
Para a subsecretária de Articulação Educacional, Claudia Lara, a publicação da Resolução é um marco para o planejamento do ano letivo de 2026, garantindo a previsibilidade e organização da rede, desde o levantamento da demanda e a matrícula até a definição de turmas, turnos e o transporte escolar.
“Este ano, a resolução também reforça a valorização da Educação Profissional e Técnica, além de fortalecer o diálogo entre a Secretaria, as regionais e as escolas. Esse alinhamento é essencial para assegurar o acesso e a permanência dos estudantes, respeitando as especificidades de cada etapa e modalidade de ensino”, pontua.