Critérios desenvolvidos visam a promoção da qualidade, igualdade e excelência nas escolas da rede pública de educação
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), formulou o primeiro Indicador Educacional de Necessidade e Reconhecimento do Brasil, elaborado por uma Secretaria de Estado de Educação, para identificação e aplicabilidade de políticas públicas mais adequadas para as escolas de Minas Gerais.
“Criamos um indicador que traz a possibilidade de desenvolvermos políticas educacionais mais equânimes. Por meio dele poderemos tratar cada escola de forma individual dentro da sua complexidade. Este é um avanço inédito no Brasil, importante passo na política educacional de forma real, respeitando a realidade de cada comunidade escolar”, explica o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Além da metodologia abrangente, a grande novidade do indicador é o levantamento de informações das mais de 3.400 escolas, ou seja, todas as unidades da rede estadual de Minas Gerais. “Usualmente os trabalhos de pesquisa não conseguem esta cobertura, pois são feitos por pesquisadores das universidades, que não têm acesso a dados tão robustos”, afirma o Professor Emérito e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Soares, que apoiou os pesquisadores da SEE/MG.
Iemg e antigo Palacete Santa Mafalda estão entre as 166 escolas estaduais em que a história mineira se junta à modernização de ambientes escolares
Preservar a história de Minas Gerais com a revitalização de prédios tombados e garantir a modernização de escolas estaduais, em um ambiente de aprendizado único, onde a memória permanece viva unindo-se à educação. Isto é parte do legado do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), ao revitalizar 166 escolas estaduais, com investimentos de R$ 85,7 milhões, entre 2019 e 2024.
O trabalho é resultado de uma série de obstáculos superados desde o início da gestão, já que restaurar prédios tombados é um desafio que vai além das reformas tradicionais. A escassez de mão de obra especializada e a dificuldade em encontrar materiais específicos estão entre as principais dificuldades.
Para a subsecretária de Administração da SEE/MG, Luciana Quaresma, o esforço do Estado na recuperação de estruturas históricas não só preserva um patrimônio público, mas também fortalece a identidade cultural das comunidades.
“É muito importante para a SEE/MG fazer o resgate dessas escolas, que também representam nosso patrimônio histórico. Sabemos o quanto esses prédios escolares significam para as comunidades que estão ao redor, guardando histórias de crescimento da vida das pessoas e da nossa rede de ensino”, diz.
Durante visita técnica, foram trabalhados pontos importantes para aprimorar a alfabetização no estado
No próximo domingo (8/9) é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização, data que tem como objetivo destacar a importância da alfabetização e promover o acesso à educação básica para todos. Neste contexto, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem se empenhado para garantir a implementação das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Para apoiar a construção da Política de Alfabetização do Estado de Minas Gerais, a pasta recebeu, nesta semana, uma representante do Ministério da Educação (MEC) para uma visita técnica para verificar a implementação das ações do Compromisso no estado.
A visita técnica envolveu as equipes da SEE/MG, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG) e os membros do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC/MG). O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre estado e municípios e garantir que as ações do CNCA sejam eficazes na promoção da alfabetização.
“É fundamental destacar que Minas Gerais já possui um regime de colaboração robusto. Quando estado e municípios trabalham juntos, garantimos o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes. As atividades do Compromisso reforçam esse trabalho conjunto, assegurando que nossos alunos se alfabetizem no tempo adequado”, destaca a superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, Graziela Trindade.
Evento "Cuidando de Quem Educa" promoveu a troca de experiências e discussões sobre a saúde mental dos professores
Um ambiente escolar que valoriza a saúde e o bem-estar de seus profissionais não só resulta em educadores mais motivados e saudáveis, mas também melhora significativamente a qualidade do ensino e do cuidado oferecido aos estudantes.
Com este objetivo, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), o Instituto Tauá e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), realizou o Seminário “Cuidando de Quem Educa”. O evento, destinado aos profissionais da educação, aconteceu na cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O seminário contou com a participação de aproximadamente 170 professores de oito escolas estaduais. O principal objetivo do encontro foi fortalecer a coletividade entre os educadores da rede, promover a troca de experiências e destacar a importância da saúde mental no ambiente escolar, desmistificando questões e dúvidas sobre o tema.
Iniciativas visam aprimorar a gestão escolar em todas as Superintendências Regionais de Ensino por meio da adoção de novas práticas e capacitação profissional.
Nesta semana, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu um encontro com lideranças educacionais estaduais para apresentar as atualizações do 16º Comitê de Governança do Programa Jovem de Futuro. No evento, foram realizadas reflexões e proposições para garantir a implementação das ações previstas para o segundo semestre de 2024 e início de 2025.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou a importância da iniciativa para transformar as escolas. “Se todos nós fizermos um pouco, mesmo que seja um esforço pequeno, conseguimos transformar a realidade de um lugar. Precisamos adotar essa perspectiva na educação, pois cada contribuição, por menor que seja, pode fazer uma grande diferença. Temos as ferramentas necessárias para a mudança; vamos utilizá-las”, declarou.
Em 2024, o Programa Jovem de Futuro conseguiu uma cobertura total, abrangendo todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e beneficiando 2.369 escolas. O programa oferece metodologias e ferramentas que apoiam a gestão escolar para a melhoria da aprendizagem.
Entre os destaques da reunião, foi apresentado um novo sistema de acompanhamento automatizado, que permite monitorar em tempo real as inscrições de profissionais em eventos presenciais — uma demanda levantada em encontros anteriores. Outra novidade é a nova metodologia para o cálculo das metas do Ideb Minas, que já foi aplicada e divulgada para a rede em 2024.
No dia 05 de setembro de 2024, a Diretora Educacional Eldaronice Queiroz de Alvarenga, respondendo pela SRE – Pirapora, juntamente com a Diretora DIPE, Janiny Gomes de Lacerda, e a equipe gestora da SRE – Pirapora, deram posse aos nomeados para os cargos de Professor de Educação Básica – PEB. Eles foram recepcionados com uma calorosa boas vindas, e empossados em seus cargos neste ano de 2024.
No dia 04 de setembro de 2024, a Diretora Educacional Eldaronice Queiroz de Alvarenga, respondendo pela SRE – Pirapora, juntamente com a Diretora DIPE, Janiny Gomes de Lacerda, e a equipe gestora da SRE – Pirapora, deram posse aos nomeados para os cargos de Especialista da Educação Básica e Professor de Educação Especial - CREI. Eles foram recepcionados com uma calorosa boas vindas, e empossados em seus cargos neste ano de 2024.
No dia 02 de setembro de 2024, a Diretora Educacional Eldaronice Queiroz de Alvarenga, respondendo pela SRE – Pirapora, juntamente com a Diretora DIPE, Janiny Gomes de Lacerda, e a equipe gestora da SRE – Pirapora, deram posse aos nomeados para os cargos de ANE - IE (Inspetores Escolares). Eles foram recepcionados com uma calorosa boas vindas, e empossados em seus cargos neste ano de 2024.
No dia 12 de agosto de 2024, a Superintendente Regional de Ensino, Heloísa Alves de Almeida Gribel, juntamente com a Diretora DIPE, Janiny Gomes de Lacerda, e a equipe gestora da SRE – Pirapora, deram posse aos nomeados para os cargos de AEB Psicologa NAE (Analista de Educação Básica), TDE (Técnico de Educação Básica) e ATB (Auxiliar de Educação Básica). Eles foram recepcionados com uma calorosa boas vindas, e empossados em seus cargos neste ano de 2024.
Inscrições para a 5ª Edição do Trilhas de Futuro começam na próxima terça-feira (10/9)
Iniciativa oferece 40 mil novas vagas para cursos profissionalizantes gratuitos; início das aulas está previsto para fevereiro de 2025.
As inscrições para a 5ª edição do Trilhas de Futuro, programa inovador do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), começam na próxima terça-feira (10/9). Os interessados devem estar atentos às datas importantes, o Catálogo de Cursos será divulgado no dia 9/9, e as inscrições ocorrerão até o dia 23/9, pelo site do projeto: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Dedicado a preparar jovens para o mercado de trabalho e aprimorar suas habilidades profissionais, a iniciativa irá ofertar 40 mil novas vagas em mais de 35 opções de formação em áreas como Administração, Construção Civil, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Logística, Mecânica e Mecatrônica.
O resultado da alocação dos candidatos estará disponível para consulta pelos candidatos no site no dia 11/10. Já as matrículas para os candidatos alocados, conforme critérios estabelecidos na Resolução SEE nº 5047, deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29 de outubro. As aulas estão previstas para começar em 3 de fevereiro de 2025.
Educação divulga progressão da carreira de diretor escolar e pagamento de Adveb
Os atos foram publicados no Diário Oficial de Minas Gerais nos dias 24 e 31 de agosto, respectivamente
A política de valorização da carreira dos servidores é uma ação contínua da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Entre as diversas iniciativas, está a progressão especial da carreira para servidores que ocupam cargos de diretor escolar e o pagamento do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb).
Os atos de progressão especial e do Adveb foram publicados no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais (IOF), nos dias 24/8 e 31/8, respectivamente, e estão disponíveis para consulta neste link. Foram publicados 484 atos de progressão para gestor escolar e 39 atos para pagamento do Adveb.
A ação representa o compromisso do Governo de Minas para atender aos profissionais que cumpriram os requisitos exigidos na carreira.
“Dando continuidade às ações de reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, publicamos mais um lote do Adveb e de progressões especiais para os servidores que ocupam o cargo de diretor escolar. Seguimos trabalhando para que a educação mineira tenha resultados cada vez melhores, por meio de profissionais que se sintam respeitados e valorizados”, destacou a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Ribeiro.
Hora do almoço hoje na EE Deputado Quintino Vargas, SRE Pirapora, Turmas de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral.
A educação em tempo integral não se resume a ampliar o período na escola; é uma abordagem holística que busca desenvolver não apenas as mentes, mas também os corpos dos estudantes.
Nesse sentido, uma alimentação saudável e saborosa ganha muita importância, afinal, a capacidade dos estudantes de absorverem conhecimento, manterem o foco e desenvolverem habilidades cognitivas também depende disso.
A alimentação saudável é conhecida por ser fundamental não apenas para a saúde geral, mas também para o desempenho acadêmico e o bem-estar de crianças e adolescentes.
Para os alunos em período integral, que passam a maior parte do dia na escola, é especialmente crucial manter uma alimentação equilibrada, já que realizam pelo menos três refeições (dois lanches e o almoço) no ambiente escolar.
Nesse contexto, cabe à escola a responsabilidade de oferecer um cardápio que seja não apenas equilibrado, mas também atraente para os estudantes.
Uma alimentação saudável proporciona mais disposição para enfrentar as tarefas escolares. Cuidar da alimentação é, portanto, essencial para promover o bem-estar e o desempenho dos alunos em tempo integral.
Iniciativa do Governo de Minas promove intercâmbio internacional de estudantes da rede pública, por meio da Fundação Helena Antipoff (FHA)
O Passaporte Mineiro do Conhecimento, projeto do Governo de Minas, por meio da Fundação Helena Antipoff (FHA), conquistou respaldo significativo ao ser premiado pela plataforma global Youth Assembly, em evento internacional que reúne jovens de mais de 110 países, em Nova York.
O prêmio reconheceu o caráter do programa que leva estudantes da rede pública estadual para intercâmbio internacional como catalisador de transformação social e também como destaque pela promoção de diversidade, inclusão e ampliação das oportunidades educacionais, impactando significativamente a vida dos participantes.
Iniciativa do Governo de Minas, o Passaporte Mineiro do Conhecimento é a expansão bem-sucedida do projeto Cidadão Global, que teve início em 2019, na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, localizada no complexo da FHA em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O programa oferece bolsas de intercâmbio estudantil com todas as despesas pagas, permitindo que alunos do 2º ano do ensino médio estudem em diversos países ao redor do mundo.
As bolsas cobrem custos pessoais, passagem aérea, acomodação, seguro saúde e taxas das instituições de ensino internacionais, proporcionando aos estudantes acesso a novos conhecimentos e culturas e conectando Minas Gerais ao mundo.
Estão abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira
Destinada a jovens dos anos finais do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio, a Olitef busca fornecer conhecimento financeiro aos estudantes.
As escolas interessadas em participar da Olitef: Tesouros do Amanhã devem se inscrever até o dia 9 de setembro através do site oficial, neste link.
A primeira edição da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef): Tesouros do Amanhã está com inscrições abertas até 9/9 para escolas públicas e privadas de Minas Gerais e de todo o Brasil. Idealizada pelo Tesouro Nacional, em parceria com a B3 e com o apoio do Ministério da Educação (MEC), a competição é voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Atenção estudantes, a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 será realizada neste domingo (25/9), em todo o Brasil. Organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é voltado para a certificação de ensino fundamental e médio.
Em Minas Gerais, as provas serão aplicadas em 75 municípios, nos turnos da manhã e da tarde. No turno da manhã, os portões abrirão às 8h e fecharão às 8h45, com início das provas às 9h e término às 13h. No turno da tarde, os portões abrirão às 14h30 e fecharão às 15h15, com o exame começando às 15h30 e terminando às 20h30.
Participantes com direito a tempo adicional terão 60 minutos extras para concluir o exame, após o horário previsto para encerramento. O horário de aplicação seguirá o horário de Brasília.
É essencial que os participantes estejam atentos às orientações para evitar contratempos. O cartão de confirmação do exame, que contém o número de inscrição, data, horário e local de prova, também fornece informações importantes sobre o atendimento especializado ou o uso do nome social, se aplicável.
Embora não seja obrigatório, recomenda-se que o participante leve o cartão no dia da prova, que pode ser acessado na Página do Participante do Encceja, neste link. Caso o participante tenha esquecido a senha, uma nova pode ser solicitada no mesmo portal.
Ferramenta de inteligência artificial é aliada nos estudos para o Enem na rede estadual de ensino em Minas
Plataforma Estudo Play oferece aos estudantes a oportunidade de ter suas redações corrigidas e receber considerações para aprimorar o desempenho nos textos.
O endereço do site é www.enem.educacao.mg.gov.br, onde é preciso inserir o usuário e senha. No caso dos estudantes, o usuário é o número da matrícula do aluno e a senha também é a matrícula. No caso dos servidores públicos, o usuário é o número da Matrícula do Servidor Público (MASP), e a senha é o número MASP.
A integração da inteligência artificial (IA) na rede estadual de ensino representa um marco significativo no avanço da educação, trazendo vários benefícios e possibilidades inovadoras. Acompanhando esse avanço tecnológico, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), adquiriu a ferramenta Estudo Play, uma importante aliada nos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Lançamento do novo espaço do Projeto Mãos Dadas no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Esta página foi criada para ampliar a publicidade e transparência das ações, além de fornecer diversas informações sobre o Projeto, inaugurações de obras, legislações e outras informações importantes para toda a população.
O Projeto Mãos Dadas, disposto na Resolução SEE nº 4.584/2021, visa o fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios de Minas Gerais na organização do Sistema Público de Ensino, em consonância com o preconizado pelo artigo 211 da Constituição Federal.
Essa iniciativa objetiva possibilitar que os municípios absorvam matrículas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contando com apoio financeiro e pedagógico da Secretaria de Estado de Educação, alinhando-se, assim, aos princípios estabelecidos no art. 211 da Constituição Federal e no art. 10, II e no art. 11, V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/1996), que determina que os municípios deverão oferecer educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o Ensino Fundamental.
Governo de Minas cria Boletim Escolar Digital e moderniza acompanhamento das notas na rede estadual
Cerca de 300 mil alunos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e responsáveis vão acessar frequência e notas pelo celular; expectativa é a de que, no ano que vem, todas as escolas tenham acesso.
Inicialmente, cerca de 500 escolas em 39 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) terão acesso à funcionalidade, disponível no aplicativo MG App ou no portal cidadao.mg.gov.br.
O sistema permitirá que estudantes e responsáveis consultem notas e frequências bimestrais de forma ágil e prática.