A Superintendência Regional de Ensino de Pirapora, por meio da Diretoria Educacional (DIRE), realizou o I Encontro de Fortalecimento da Gestão Pedagógica nos Territórios de Buritizeiro e de Pirapora. O evento foi dirigido pela Diretora Educacional, Dra. Eldaronice de Alvarenga, juntamente com as equipes de analistas da Divisão Pedagógica (DIVEP) e faz parte da Rota do Fortalecimento da Liderança Pedagógica e ocorreu no dia 18/09/2024. O encontro reuniu Gestores Escolares e Especialistas da Educação Básica (EEB’s) da rede estadual de ensino atuantes nos municípios de Buritizeiro e Pirapora com o objetivo de promover um diálogo aberto e uma escuta atenta das especificidades dos territórios presentes.
No dia 12 de setembro de 2024, a Divisão Pedagógica (DIVEP) da SRE Pirapora, sob a coordenação da analista Érika Carvalho, realizou os plantões 09 e 10 com a equipe de Especialistas da Educação Básica (EEB’s) das escolas da rede. O trabalho faz parte de uma proposta de acompanhamento da execução dos programas/projetos implantados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG). Os Plantões Pedagógicos, realizados quinzenalmente pela DIVEP, além de serem relevantes ferramentas de acompanhamento dos trabalhos, também fortalecem o elo entre a gestão pedagógica escolar e a SEE/MG.
Ocorreu no dia 03/09/2024 mais uma “reunião da DIRE com os Gestores Escolares: um diálogo quinzenal”. O encontro teve como abordagem a “Gestão Pedagógica: uma articulação entre o Especialistas da Educação Básica e os Coordenadores do Ensino Médio, os Ensinos Médio e Fundamental em Tempo Integral”, o “Reforço Escolar e o seu foco de atuação” e o “Fluxo Escolar e seus desafios”. Houve também relatos de experiências por parte de alguns gestores acerca do trabalho colaborativo, e a “comunicação na gestão escolar” foi mencionada como a principal ferramenta de articulação coletiva. A elaboração de um plano de ação pedagógico foi citada como uma das ações para o alcance das metas estipuladas pela escola, associada ao constante diálogo focado em resultados: forte liderança dos gestores escolares.
A visita técnica da Diretora Educacional, Dra. Eldaronice de Alvarenga, e da Coordenadora da DIVEP, Érika Carvalho, à E.E. Profª. Marieta Amorim Vieira, em 09/08/2024, culminou na reafirmação do compromisso da gestão escolar em oferecer aos seus estudantes um ensino de qualidade que garanta a estes as competências necessárias ao exercício da cidadania e à inserção ao mundo do trabalho. A escola, em parceria com a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), oferta uma gama significativa de cursos profissionalizantes aos alunos do Ensino Médio em Tempo Integral como: Agronegócio e Desenvolvimento de sistemas. Também oferecem cursos da Educação Profissional Tecnológica da Rede: Administração, Logística, Marketing e Paisagismo.
O Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), coordenado pela Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento da Secretaria de estado e Planejamento e Gestão, (Seplag-MG), promove em bate-papo on-line sobre o Setembro Amarelo, Mês dedicado ao cuidado com a saúde mental.
Com o tema "Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio", a ação tem como objetivo dar atenção e conscientizar os servidores sobre a importância da saúde mental, vista como um estado de bem-estar emocional e psicológico do indivíduo.
Neste ano, será obrigatório inserir o CPF do estudante no ato de inscrição. Fique atento às mudanças e orientações para garantir a vaga do seu filho
O período de inscrição para o Cadastro Escolar 2025 está se aproximando e é hora de se preparar. De 1 de outubro a 1 de novembro, pais ou responsáveis terão a oportunidade de garantir uma vaga para seus filhos na rede pública, em escolas estaduais, e nas escolas municipais dos municípios que aderiram ao Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). Para garantir uma inscrição tranquila e bem-sucedida, é importante estar atento às novidades do cadastro 2025.
Uma importante novidade para este ano é a obrigatoriedade do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do estudante na hora da inscrição. Para aqueles que ainda não possuem CPF, é possível realizar o cadastro gratuitamente pela internet no site da Receita Federal. O link para o site também estará disponível durante o processo de inscrição no Sucem.
“Nós precisamos que todos tenham cadastro na Receita Federal, mas ninguém precisa se preocupar. No próprio site do Sucem haverá uma aba onde, quem não tiver CPF, poderá clicar e será direcionado para a Receita Federal, onde fará o cadastro do CPF gratuitamente”, afirma a subsecretária de Articulação Educacional, Cláudia Lara.
Iniciativa acontece até quarta-feira (18/9) e busca orientar estudantes na escolha de cursos técnicos, com suporte da Cartilha de Cursos
A 5ª edição do projeto Trilhas de Futuro está com inscrições abertas até 23 de setembro para estudantes interessados em qualificação profissional e preparação para o mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Pensando em estimular as inscrições e garantir que o maior número de estudantes participem do projeto, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), está promovendo um mutirão de inscrições nas escolas estaduais que ofertam ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A ação acontece até quarta-feira (18/9) e busca preencher as vagas prioritariamente com estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio e do 1º período da EJA.
Iniciativa entre Fapemig e SEE fomenta parceria entre universidades e escolas estaduais, promovendo inovação científica e tecnológica. Submissão de propostas vai até 23/12
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lançou nesta terça-feira (17/9) a chamada pública “Pesquisa para Transformação da Educação Básica – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática” (Chamada Fapemig 13/2024). O objetivo é incentivar a criação de metodologias inovadoras e recursos didáticos para a educação básica, com foco nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
O edital destina R$ 6 milhões para projetos de instituições de ensino superior (IES) e instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTMG) de Minas Gerais. As propostas podem ser enviadas até 23/12, conforme as condições descritas no edital, disponível neste link. A Fapemig será responsável pela seleção e acompanhamento dos projetos.
A Superintendência Regional de Ensino em Pirapora anuncia que já estão abertas as inscrições do Projeto Trilhas de Futuro 5ª edição pelo site:www.trilhasdefuturo.mg.gov.br, no período de 10/09/24 à 23/09/24. Criado em 2021 pelo Governo de Minas, por meio Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o projeto rapidamente se tornou pioneiro e referência nacional.
No total, foram publicados 2.374 novos atos de evolução na carreira dos servidores da Educação
O Governo de Minas publicou novos atos de benefícios de progressão e promoção para os servidores efetivos que cumpriram os requisitos exigidos na carreira. A medida dá continuidade às ações do Governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), com a finalidade de valorizar os servidores da rede estadual de ensino.
Os atos foram publicados no Diário Oficial do Estado, na última sexta-feira (13/9), sendo 1.633 concessões de progressão e 741 concessões de promoção, disponíveis a partir da página 31 do Diário. No total são 2.374 novos atos de evolução na carreira dos servidores da Educação. Acesse a lista neste link.
Só em 2024 somam-se um total de 57.922 benefícios concedidos de promoção e progressão para atender aos servidores efetivos.
Credenciamento fortalece a gestão compartilhada e amplia o alcance do projeto para 2025
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou neste sábado (14) a lista das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) credenciadas para a expansão do Projeto Somar. O projeto, que visa à gestão compartilhada para a melhoria da qualidade do ensino em algumas escolas estaduais, será ampliado em 2025 com a inclusão das novas instituições.
O credenciamento, realizado por meio do Edital de Credenciamento Prévio SEE nº 01/2024, faz parte da estratégia de fortalecer parcerias entre o governo e a sociedade civil na área da educação.
Foram credenciadas dez OSCs que terão a possibilidade de assumir a gestão compartilhada de escolas da rede estadual, atendendo aos critérios rigorosos estabelecidos pela legislação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e pela legislação estadual.
Com base nos critérios estabelecidos em edital, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, considera que o processo atendeu às expectativas da SEE/MG. “Consideramos que o credenciamento foi bem-sucedido, uma vez que alinhou a escolha das instituições parceiras com os objetivos de melhoria da qualidade educacional e eficiência na gestão escolar”, diz.
Entre as exigências, as instituições precisam estar inscritas no Cadastro Geral de Convenentes do Estado de Minas Gerais (CAGEC) e comprovar experiência na gestão de projetos educacionais. Além disso, foi necessário demonstrar capacidade técnica e operacional para a execução das atividades previstas no Termo de Colaboração.
Com foco na reta final, Superaula prepara estudantes com revisão e entrega de certificado de desempenho; aulão será realizado na próxima sexta-feira (20/9)
Com menos de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o momento de intensificar os estudos chegou. Pensando nisso, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Editora Estudo Play, promove o terceiro aulão do projeto Maratona Enem.
O aulão acontece na próxima sexta-feira (20/9), das 8h às 12h, no CDL Uberlândia, como parte das ações que a SEE/MG tem desenvolvido ao longo do ano para preparar os estudantes para o exame. O evento reunirá cerca de 300 estudantes para uma manhã de aprendizado com aulas dinâmicas, atividades interativas, distribuição de brindes e entrega de certificados de desempenho.
“A ideia é fortalecer o engajamento dos estudantes e mostrar que o Enem pode ser uma ferramenta fundamental para a realização dos projetos de vida de cada um”, destaca a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti.
Durante o aulão, os estudantes terão contato com as quatro áreas do conhecimento exigidas pelo Enem: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas. A sequência de aulas de 40 minutos incluirá Português, Química, Matemática e História.
Os estudantes de todo o estado poderão acompanhar a transmissão pelo Youtube, nos canais da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (@estudioeducacaomg) e do Estudo Play (@estudoplay).
Serão destinados R$ 20 milhões à iniciativa que reconhece escolas que se destacam em importantes indicadores pedagógicos e possibilita o desenvolvimento de projetos que estimulam o protagonismo estudantil
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), publicou nesta sexta-feira (13/9), pelo 4º ano consecutivo, o Prêmio Escola Transformação, que busca valorizar práticas inovadoras nas escolas estaduais e incentivar a melhoria da qualidade da educação. Nesta edição, serão distribuídos 400 prêmios com investimentos de R$ 20 milhões para as escolas que mais se destacarem.
Desde o início, já foram distribuídos mais de 3.160 prêmios para quase 2.530 escolas, somando cerca de R$ 200 milhões destinados à implementação de projetos pedagógicos que beneficiem as comunidades escolares, em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais.
“O objetivo do Prêmio Escola Transformação é premiar as escolas que estão mostrando avanços significativos no aprendizado dos alunos, utilizando avaliações como o Simave (Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública), o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, explicou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
Estão habilitados a participar do Prêmio Escola Transformação 2024 as escolas de ensino regular que possuem dez ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental ou no 3º ano do ensino médio (parcial e integral). A previsão é que a lista de unidades escolares premiadas seja divulgada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais (DOEMG) no mês de outubro, após a conclusão dos processos.
Nesta live gestores escolares da rede estadual de Minas Gerais receberão Orientações detalhadas sobre os investimentos feitos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para a aquisição de Kits mínimos de combate a incêndio para todas as unidades escolares.
Representantes da SEE/MG destacarão a importância e urgência dessas aquisições, e especialistas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) fornecerão informações práticas sobre o uso dos equipamentos.
Esta capacitação é fundamental para garantir que as equipes escolares saibam como agir com segurança e eficácia em caso de emergências.
Docentes podem se inscrever no Profmat, disponível em 10 Instituições de ensino superior em Minas Gerais, até 30/9
Professores de matemática em exercício na educação básica das redes pública ou privada e que desejam aprofundar ainda mais sua capacitação profissional na docência, já podem se inscrever para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional 2025 (PROFMAT).
O processo seletivo será realizado pelo Exame Nacional de Acesso (ENA), uma prova nacional unificada que selecionará os candidatos para o curso, com início previsto para março de 2025. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro, às 17h, e podem ser feitas neste link.
O PROFMAT tem como objetivo fornecer aos professores da Educação Básica, especialmente das redes públicas, uma formação matemática aprofundada, relevante para a sala de aula, e contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais à prática docente.
Gabrielzinho é um exemplo de como o esforço pessoal, aliado ao apoio educacional, pode transformar talentos em campeões
A trajetória de Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, medalhista de ouro em três provas na natação e porta-bandeiras do Brasil nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, é um exemplo de como o apoio educacional pode impulsionar jovens talentos esportivos. A sua história não apenas destaca a importância do esporte na formação de um atleta, mas também ressalta o papel fundamental dos professores na construção de sonhos e no desenvolvimento de habilidades.
Durante o período em que foi aluno do professor Aguilar da Rocha, na Escola Estadual Antônio Vieira Machado, em Corinto, Gabrielzinho demonstrou um talento e uma dedicação excepcionais. Aguilar, que atualmente leciona na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Três Marias, recorda o período em que acompanhou de perto o crescimento de Gabriel. “O Gabriel é muito adaptativo a qualquer situação de desconforto, vence qualquer obstáculo imposto,” destaca o professor, evidenciando a resiliência do jovem atleta.
A escola desempenhou um importante papel na jornada de Gabrielzinho. O ambiente escolar, que prioriza a inclusão e o incentivo ao esporte, foi essencial para o desenvolvimento dele. “O esporte no ambiente escolar é muito inclusivo, e a escola juntamente com a família é um ponto forte nessa conexão,” explica Aguilar.
Estado se destaca ao reformular o currículo com base na escuta da comunidade escolar, ampliando a carga horária e introduzindo itinerários formativos inovadores, elevando o padrão da educação pública
A Lei 14.945/2024 marca um grande avanço para o ensino médio no Brasil, com o intuito de modernizar e aprimorar a educação. Minas Gerais está à frente e é um dos primeiros estados do país a adotar essas mudanças de forma integral em sua rede pública de ensino, estabelecendo um novo padrão de inovação educacional no país.
A partir do próximo ano letivo, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), começará a aplicar essas adequações, que visam fortalecer o currículo e melhorar a formação dos estudantes.
“A rede estadual mineira sai na frente ao conseguir organizar, ainda em 2024, os três anos de ensino médio — 1º, 2º e 3º anos — conforme previsto na lei federal. Estamos fazendo todos os ajustes e adequações para implementar isso de forma integral nos três anos de escolaridade, e não de maneira gradativa”, afirma a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima.
Recomendações incluem hidratação adequada, ventilação eficiente e vestimentas leves para garantir o bem-estar de estudantes e servidores
Com a intensificação dos períodos de baixa umidade e altas temperaturas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) emitiu novas diretrizes para assegurar a saúde e o conforto nas escolas. As orientações, enviadas às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e distribuídas nas instituições de ensino, visam minimizar os impactos do calor intenso e manter a qualidade das atividades educacionais.
O documento inclui uma série de medidas preventivas e recomendações úteis para o período de altas temperaturas. O intuito é fornecer à rede estadual de ensino informações essenciais e destacar práticas já em vigor que precisam ser intensificadas durante a onda de calor.
“Essas orientações são fundamentais para garantir um ambiente escolar saudável e confortável durante períodos de calor intenso. A realização de campanhas educativas sobre hidratação e vestimenta leve também é recomendada”, pontua a subsecretária de Articulação Educacional, Cláudia Lara.
As medidas adotadas são essenciais para manter a qualidade do ambiente escolar. Além disso, é recomendável implementar campanhas educativas focadas em hidratação adequada e vestimentas leves. Em situações excepcionais, o diretor escolar deve comunicar a SRE, que, em colaboração com a Subsecretaria de Articulação Educacional, determinará as medidas adicionais necessárias.