Webinar explora como a inteligência artificial pode revolucionar práticas pedagógicas, promovendo uma educação mais inovadora e personalizada
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana A, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), promoverá um evento transformador para educadores. Nesta quarta-feira (11/9), será realizado o webinar “IA para Professores”, uma oportunidade exclusiva para explorar o impacto da inteligência artificial (IA) no contexto educacional. Este evento proporcionará informações valiosas sobre como a IA pode ser utilizada para inovar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma perspectiva moderna e enriquecedora para os participantes.
O webinar será realizado em dois horários, às 9h e às 14h, e contará com a participação de especialistas na área de IA. Esses profissionais compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre a integração eficaz dessas tecnologias emergentes nas atividades escolares. A programação abordará desde os conceitos fundamentais da IA até suas aplicações práticas no ambiente educacional.
Iniciativa oferece 40 mil novas vagas para cursos profissionalizantes gratuitos; início das aulas está previsto para fevereiro de 2025
As inscrições para a 5ª edição do Trilhas de Futuro, programa inovador do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), começam na próxima terça-feira (10/9). Os interessados devem estar atentos às datas importantes, o Catálogo de Cursos será divulgado no dia 9/9, e as inscrições ocorrerão até o dia 23/9, pelo site do projeto: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
Dedicado a preparar jovens para o mercado de trabalho e aprimorar suas habilidades profissionais, a iniciativa irá ofertar 40 mil novas vagas em mais de 35 opções de formação em áreas como Administração, Construção Civil, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Logística, Mecânica e Mecatrônica.
O resultado da alocação dos candidatos estará disponível para consulta pelos candidatos no site no dia 11/10. Já as matrículas para os candidatos alocados, conforme critérios estabelecidos na Resolução SEE nº 5047, deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29 de outubro. As aulas estão previstas para começar em 3 de fevereiro de 2025.
Critérios desenvolvidos visam a promoção da qualidade, igualdade e excelência nas escolas da rede pública de educação
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), formulou o primeiro Indicador Educacional de Necessidade e Reconhecimento do Brasil, elaborado por uma Secretaria de Estado de Educação, para identificação e aplicabilidade de políticas públicas mais adequadas para as escolas de Minas Gerais.
“Criamos um indicador que traz a possibilidade de desenvolvermos políticas educacionais mais equânimes. Por meio dele poderemos tratar cada escola de forma individual dentro da sua complexidade. Este é um avanço inédito no Brasil, importante passo na política educacional de forma real, respeitando a realidade de cada comunidade escolar”, explica o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Além da metodologia abrangente, a grande novidade do indicador é o levantamento de informações das mais de 3.400 escolas, ou seja, todas as unidades da rede estadual de Minas Gerais. “Usualmente os trabalhos de pesquisa não conseguem esta cobertura, pois são feitos por pesquisadores das universidades, que não têm acesso a dados tão robustos”, afirma o Professor Emérito e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Soares, que apoiou os pesquisadores da SEE/MG.
Iemg e antigo Palacete Santa Mafalda estão entre as 166 escolas estaduais em que a história mineira se junta à modernização de ambientes escolares
Preservar a história de Minas Gerais com a revitalização de prédios tombados e garantir a modernização de escolas estaduais, em um ambiente de aprendizado único, onde a memória permanece viva unindo-se à educação. Isto é parte do legado do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), ao revitalizar 166 escolas estaduais, com investimentos de R$ 85,7 milhões, entre 2019 e 2024.
O trabalho é resultado de uma série de obstáculos superados desde o início da gestão, já que restaurar prédios tombados é um desafio que vai além das reformas tradicionais. A escassez de mão de obra especializada e a dificuldade em encontrar materiais específicos estão entre as principais dificuldades.
Para a subsecretária de Administração da SEE/MG, Luciana Quaresma, o esforço do Estado na recuperação de estruturas históricas não só preserva um patrimônio público, mas também fortalece a identidade cultural das comunidades.
“É muito importante para a SEE/MG fazer o resgate dessas escolas, que também representam nosso patrimônio histórico. Sabemos o quanto esses prédios escolares significam para as comunidades que estão ao redor, guardando histórias de crescimento da vida das pessoas e da nossa rede de ensino”, diz.
Durante visita técnica, foram trabalhados pontos importantes para aprimorar a alfabetização no estado
No próximo domingo (8/9) é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização, data que tem como objetivo destacar a importância da alfabetização e promover o acesso à educação básica para todos. Neste contexto, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem se empenhado para garantir a implementação das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Para apoiar a construção da Política de Alfabetização do Estado de Minas Gerais, a pasta recebeu, nesta semana, uma representante do Ministério da Educação (MEC) para uma visita técnica para verificar a implementação das ações do Compromisso no estado.
A visita técnica envolveu as equipes da SEE/MG, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG) e os membros do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC/MG). O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre estado e municípios e garantir que as ações do CNCA sejam eficazes na promoção da alfabetização.
“É fundamental destacar que Minas Gerais já possui um regime de colaboração robusto. Quando estado e municípios trabalham juntos, garantimos o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes. As atividades do Compromisso reforçam esse trabalho conjunto, assegurando que nossos alunos se alfabetizem no tempo adequado”, destaca a superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, Graziela Trindade.
Evento "Cuidando de Quem Educa" promoveu a troca de experiências e discussões sobre a saúde mental dos professores
Um ambiente escolar que valoriza a saúde e o bem-estar de seus profissionais não só resulta em educadores mais motivados e saudáveis, mas também melhora significativamente a qualidade do ensino e do cuidado oferecido aos estudantes.
Com este objetivo, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), o Instituto Tauá e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), realizou o Seminário “Cuidando de Quem Educa”. O evento, destinado aos profissionais da educação, aconteceu na cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O seminário contou com a participação de aproximadamente 170 professores de oito escolas estaduais. O principal objetivo do encontro foi fortalecer a coletividade entre os educadores da rede, promover a troca de experiências e destacar a importância da saúde mental no ambiente escolar, desmistificando questões e dúvidas sobre o tema.