Em 02/07/2024 ocorreu o 1º Ciclo de visitas da FdG (Fundação da Gide) em 2024, na regional Pirapora e na escola prioritária do Projeto, E. E. Joaquim de Paula Ferreira (Várzea da Palma). A visita técnica teve como objetivos centrais estabelecer o relacionamento com as equipes da GIDE da regional e nas escolas, fornecer orientações sobre a metodologia, o gerenciamento e a melhoria dos resultados, conhecer a estrutura da SRE Pirapora e realizar a etapa de Verificação da Trilha Gerencial (2° RIAP de Gestão para Resultados Pedagógicos) com as escola prioritária.
A equipe pedagógica da SRE Pirapora agradece as escolas participantes do concurso: “Mascote JEMG 2024”, organizado pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Federação de Esporte Estudantil (FEEMG) de Minas Gerais.
A iniciativa teve como intuito estimular a criatividade e a participação dos estudantes nos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG. As escolas participantes foram: E. E. Carmela Dutra (município de Santa Fé de Minas), E. E. Deputado Quintino Vargas e E. E. Fernão Dias (município de Pirapora), E.E. Professora Sílvia de Alencar Zschaber (município de Buritizeiro) e E. E. Raimundo Nonato da Fonseca (município de Lagoa dos Patos).
A Superintendente Heloísa Gribel, a Diretora Pedagógica Eldaronice Alvarenga, a Coordenadora de Inspeção Adriana Leal e as analistas Érika Alves e Laiane Muniz, participaram do lançamento do Projeto Socioemocional, realizado em Belo Horizonte nos dias 26/06 e 27/06/2024, onde foram discutidos os seguintes temas: Construção da Educação Socioemocional; As Potencialidades da Educação Socioemocional no Desenvolvimento de Competências; Projeto Socioemocional na Rede Estadual Mineira; Educação Socioemocional e o Futuro da Escola e Metacognição e Pesquisa de Satisfação.
Durante todo o mês de junho são celebradas as Festas Juninas em todo o país. A equipe Gestora da Superintendência Regional de Ensino de Pirapora/2024 não deixou passar em branco e organizou o “Arraiá da SRE” realizado dia 24/06, no Hall de entrada do prédio da SRE . Além da animação dos participantes, o arraiá foi regado de comidas típicas como: canjica, caldão, pipoca, pé de moleque, peta, cocada, bananada, doce de abóbora, doce de batata, paçoquinha, pé de moça e amendoim torrado!!! Tudo feito com muito amor pela equipe de ASB's da SRE Pirapora.
No dia 21/06/2024, a SRE Pirapora, através da sua Diretora Educacional, Eldaronice Alvarenga, a Coordenadora do Pedagógico, Érika Carvalho e a equipe do Serviço de Atendimento à Inclusão (SAI) realizou o I Encontro do SAI com o Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI). O evento teve como objetivos: alinhar o serviço do SAI com o CREI e, sobretudo, fortalecer o CREI na Regional de Pirapora. Foi um momento especial, quando o SAI apresentou o Documento Norteador das Ações do SAI da SRE Pirapora.
Um documento elaborado à luz da Resolução SEE nº 4.256/2020, que instituição das Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede estadual de Ensino de Minas Gerais; eda Resolução SEE nº 4.496/2021 que dispõe sobre a organização e funcionamento dos CREI's da Rede Pública Estadual, considerando as políticas públicas da Educação Especial e a práxis da equipe SAI implementada ao longo dos anos 2002-2024, nas escolas públicas da Regional.
E os trabalhos do CAF EFTI/EMTI continuam! No período de 14 a 17/06/2024 as equipes de analistas do EFTI e do EMTI trabalharam com afinco no 1º Acompanhamento do CAF nas escolas da regional. As visitas in loco ocorreram nas Escolas Estaduais Professora Anésia Gonçalves Longuinhos e Professora Heloísa Passos, ambas foram contempladas com a expansão do EMTI em 2024. A primeira oferta a modalidade integrada à Educação Profissional através do curso técnico em Informática, e a segunda, o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Na execução dos trabalhos houve a participação efetiva dos gestores e vice-gestores escolares, dos Especialistas em Educação Básica, Coordenadores Gerais do EFTI/EMTI, Professores e estudantes.