Governo de Minas lança sistema digital para emissão de autorizações para profissionais atuarem em escolas
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), apresenta mais uma inovação na transformação digital do estado. O Sistema de Autorizações (Siaut) viabiliza, de forma digital, a emissão da Autorização Temporária para Lecionar (ATL), Autorização para Dirigir (ATD) e Registro para Secretariar (RS).
Com o Siaut, todo o processo, desde o requerimento até a emissão dos documentos, é agora totalmente digital e acessível via GOV.BR. Neste primeiro momento, o sistema está sendo implementado em caráter piloto na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Januária, no Norte de Minas, e será expandido para todo o estado nos próximos meses.
Esse é o primeiro passo para a nova edição da maior iniciativa de capacitação profissional do estado, que oferece cursos técnicos gratuitos para os estudantes.
O documento apresenta os pares de municípios e cursos técnicos selecionados, servindo de base para a alocação dos inscritos após o credenciamento das vagas pelas instituições de ensino e o período de inscrição. A lista completa pode ser acessada neste link.
Escolas podem aplicar exame até quarta-feira (19/3), que é fundamental para avaliar o aprendizado dos estudantes e desenvolver estratégias de recomposição
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) ampliou o prazo de aplicação da Avaliação Diagnóstica 2025. As escolas da rede estadual de ensino têm até a próxima quarta-feira (19/3) para aplicar o exame e registrar as notas. Essa avaliação é essencial para monitorar o progresso dos estudantes e ajustar as estratégias pedagógicas às necessidades específicas de cada sala de aula.
Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, a realização da Avaliação é essencial para definir as ações de intervenção pedagógicas que devem ser implementadas ao longo do ano letivo.
“A Avaliação Diagnóstica é uma oportunidade valiosa para que as escolas conheçam melhor o perfil de aprendizado dos estudantes. Com base nesses dados, podemos implementar ações mais eficazes e personalizadas, garantindo que cada estudante receba o suporte necessário para seu desenvolvimento”, comenta.
As diversas iniciativas de preparação para o exame somam um investimento de R$ 250 milhões e beneficiará cerca de 700 mil estudantes em todo o estado
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta segunda-feira (17/3), do Mega Aulão de lançamento das ações do Governo de Minas de preparação de estudantes da rede pública de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O evento reuniu cerca de mil estudantes de cinco escolas estaduais no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
O aulão marcou oficialmente o início das atividades de preparação para a avaliação nacional. Entre as ações, destaque para resolução de questões das diversas áreas do exame, além de atividades que estimulem a participação dos estudantes no ensino superior, incluindo dinâmicas lúdicas e interativas. Na oportunidade, foi apresentada a versão atualizada da plataforma Enem MG 2025, disponibilizada por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a editora Estudo Play.
Inscrições estão disponíveis para olimpíadas que abrangem Matemática, Ciências, Humanas e muito mais, estimulando o aprendizado e a competitividade
Matemática, português, biologia ou história: cada estudante tem sua disciplina favorita, aquela em que se destaca e que realmente gosta de estudar. Anualmente, diversas competições pedagógicas ocorrem pelo país, proporcionando aos estudantes a chance de testar seus conhecimentos e desenvolver habilidades importantes.
Em 2024, vários estudantes da rede pública de ensino de Minas Gerais se destacaram em olimpíadas e competições educacionais, conquistando medalhas e trazendo orgulho para suas famílias.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reconhece e incentiva a participação de escolas e estudantes nessas competições pedagógicas.