Interessados que não foram selecionados na chamada regular têm até o dia 22/11 para buscar uma nova oportunidade
Os estudantes que buscam uma formação profissional e ainda não garantiram sua vaga em um curso técnico gratuito do Trilhas de Futuro agora têm uma nova chance. Estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes do programa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). Aqueles que não foram selecionados na chamada regular podem se inscrever até o dia 22/11 pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
“É fundamental que os estudantes que não foram selecionados na chamada regular do Trilhas de Futuro fiquem atentos às vagas remanescentes. O programa representa uma excelente oportunidade para aqueles que desejam garantir sua formação técnica para 2025”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra.
Os candidatos elegíveis a participar do projeto, de acordo com os critérios previstos na Resolução SEE nº5047/2024, poderão pleitear uma nova oportunidade para uma das vagas ainda disponíveis no site. Nesta fase, são quase 18 mil vagas remanescentes disponíveis. As aulas têm previsão para iniciar em todo estado em fevereiro.
Iniciativa envolve a revitalização de bibliotecas em 3.400 escolas e a criação de um ambiente que promova o prazer pela leitura e a escrita entre os estudantes
O Projeto de Leitura e Escrita do Governo de Minas, conduzido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), já mostra resultados promissores, com cerca de 155 mil acessos a livros na plataforma digital e mais de 32 mil leituras concluídas. Esse movimento evidencia um entusiasmo crescente dos estudantes pela leitura.
As revitalizações das bibliotecas e espaços de leitura já estão em andamento. Novos livros estão sendo adquiridos, trazendo frescor e diversidade ao acervo, reafirmando o compromisso com a alfabetização e a promoção da cultura literária.
“Neste momento, as escolas já receberam os termos de compromisso para investir na revitalização das bibliotecas e espaços de leitura, criando ambientes bem estruturados e equipados para que os estudantes se sintam inspirados a ler”, afirma Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica.
O projeto, que conta com um investimento histórico de R$ 212 milhões, representa o maior aporte já realizado pelo Estado com foco em desenvolver a leitura.
Para comemorar o dia do servidor, a equipe gestora da SRE Pirapora organizou uma confraternização no dia 26/10 no espaço Imperial festas e eventos. Foi um momento de encontro e descontração. A animação ficou por conta de Jander e Jefinho Prado. Os servidores agradeceram pelo acolhimento e pela organização. _“Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena!”_
Checklist auxilia servidores a priorizarem ações nos últimos dois meses de 2024
Com a aproximação do término do ano letivo de 2024, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está intensificando as orientações para os servidores da educação, garantindo um encerramento organizado e eficiente das atividades escolares.
“O objetivo é apoiar os inspetores e a coordenação de inspeção no monitoramento e planejamento das atividades finais do ano”, afirma Paulo Leandro de Carvalho, superintendente de Regulação e Inspeção Escolar.
Projeto de intercâmbio levará jovens de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral da rede pública estadual para cursar o 2º ano no exterior
Entre os dias 6 e 8/11, a cidade de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), torna-se palco de uma imersão inédita para aproximadamente 200 estudantes de 96 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (Emti), da rede estadual de ensino.
O encontro faz parte do processo seletivo do projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento, para avaliar características como protagonismo, interação, proatividade e participação dos jovens para as próximas etapas do concurso.
O Passaporte Mineiro do Conhecimento é a expansão de uma experiência bem-sucedida, que começou na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, integrante do complexo da Fundação Helena Antipoff (FHA). Por meio do Projeto Cidadão Global, já foram enviados 27 alunos para intercâmbio no exterior.
“Esse programa é de muito destaque no país. Nenhum estado do Brasil realiza essa imersão de um ano em outro país. O Programa Passaporte Mineiro do Conhecimento abrange todo um universo de transformação dos nossos alunos, passa pela língua, pela transformação da família e pela cultura, entre outros aspectos”, destaca o presidente da Federação Helena Antipoff, Vicente Tarley Ferreira Alves.
Também estudante da E. E. Sandoval de Azevedo, em Ibirité, Marina Santos Sousa acaba de voltar do intercâmbio na África do Sul e avalia positivamente, como benefícios do programa, a oportunidade de conhecer novas culturas e pessoas.
“A gente aprende a se comunicar melhor, a se entender melhor. Acho maravilhoso oferecer a oportunidade de fazer intercâmbio, principalmente para alunos de escola pública, porque não é muito comum alunos de escola pública irem para o exterior. Ajuda bastante na vida pessoal e na vida acadêmica”, completa a estudante.
Com a expansão para toda a rede estadual de Minas Gerais, a iniciativa ganha nova dimensão e novo nome, “Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento”, que reflete os principais benefícios da proposta: intercâmbio (passaporte), localidade (mineiro) e educação (conhecimento).