
MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA CONTRASTE:
Após a análise das 13 redações recebidas, conforme o regulamento, comunicamos as três redações finalistas e representantes da regional Pirapora:
1° lugar: E.E. Cônego Clemente Laurens - Jequitaí/MG
Aluna: Yasmim Christiani Araújo Coutinho
2° lugar: E.E. Professor Luciano - Jequtaí/MG
Aluna: Maria Luiza Costa Maia
3° lugar: E.E. Afonso Arinos - São Romão/MG
Aluna: Paula Renata Ramos da Silva
As equipes gestora e pedagógica da SRE Pirapora agradecem a participação de todas as escolas.
atualizado
“Os alunos têm muito medo da redação, muitos deles já se recusaram a fazer o Enem por medo dela”, afirma a professora Cristiane Pereira, que leciona para as turmas de Ensino Médio da Escola Prefeito José Maria Pereira, em Buritizeiro (MG).
Contudo, segundo ela, depois que a Secretaria de Educação de Minas Gerais adquiriu a plataforma Estudo Play, essa realidade começou a mudar. “Neste ano, eu consegui convencê-los a fazer a inscrição do Enem mostrando que a Estudo Play daria esse suporte na correção das redações.”
O Estudo Play foi um investimento feito pela Secretaria de Educação para apoiar os estudantes da rede estadual na preparação para exames como o Enem. “A proposta é fazer da alta tecnologia uma aliada da educação pública”, afirma Erik Anderson, diretor pedagógico do Estudo Play (foto em destaque).
SAIBA MAIS....
https://www.metropoles.com/conteudo-especial/ia-mg
A Superintendente Regional de Ensino de Pirapora, Heloisa Gribel, juntamente com sua equipe: Eldaronice Alvarenga (Diretora Educacional), Patrícia Viana (Gestora Escolar) e Juliana Barreto ( Analista SEDINE), estiveram participando da formação sobre PAE e SUCEM, realizada no período de 13/05 a 17/05/2024 em Jaboticatubas-MG.
Dando início às ações das avaliações somativas que compõem o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), serão avaliados os estudantes do 2º, 5º, 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
O projeto “Faça Bonito Teen: conte para alguém!” trata-se de um trabalho intersetorial e em parceria firmada entre a Superintendência Regional de Ensino (SRE Pirapora) e o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC). A campanha tem como objetivo a prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual de adolescentes em todas as escolas da rede estadual de ensino.
A Superintendência Regional de Ensino de Pirapora (SRE), e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) firmaram parceria para ações a serem realizadas no decorrer do ano de 2024. Sendo a educação no trânsito uma temática transversal, de forma a ser trabalhada, pedagogicamente, em todos os componentes curriculares, esta pactuação visa o planejamento de ações educativas que visam mitigar os altos índices de sinistros, assim como a redução da violência no trânsito.
Na última sexta-feira, 10 de maio de 2024, a superintendente regional de ensino de Pirapora, Heloisa Gribel e sua equipe diretora, promoveram uma homenagem as servidoras mães presentes na sede da citada SRE. Participaram da solenidade os integrantes do coral da FUCAM- Fundação educacional Caio Martins de Buritizeiro, Sara Prates e Silvia Maria da clinica Fisiovida e Larissa Fragoso da Mary Kay que prestaram significantes contribuições para o evento, os quais agradecemos de coração.
Participação da Superintendente Regional de Ensino de Pirapora Heloísa Gribel, da Diretora Educacional Eldaronice Alvarenga e da Coordenadora de Inspeção Adriana Leal, no encontro sobre “Os Resultados Educacionais da Rede Estadual de Minas Gerais“ em Belo Horizonte.
Em consonância com as normas contidas no regulamento do Programa Jovem Senador/2024, e atendendo aos princípios básicos da Administração Pública, a Equipe atuante nas ações do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica torna pública a Comissão Julgadora que selecionará as três melhores redações dentre as inscritas, das escolas da regional.
Dando sequência à proposta da Secretaria de Educação de Minas Gerais, com o Instituto Vivescer, na elaboração do material formativo sobre a Cultura de Acolhimento e Bem-estar escolar, ocorreu na presente data (02/05) o II Diálogo Formativo em Cultura de Acolhimento Escolar.
O debate tratou da oferta do curso disponível na plataforma "Escola de Formação" (https://escoladeformacao.educacao.mg.gov.br/) e também no endereço do próprio instituto (https://vivescer.org.br/).
A convite da E.E. Professor Paulo Freire, a analista Brunna Maria realizou a abertura do projeto Flor-de-lis para um grupo de alunas público do 7º ao 9º do Ensino Fundamental. A analista idealizou o projeto em 2019, enquanto atuava como Especialista da Educação Básica na rede estadual de ensino.