Encontro virtual reforça orientações e integração entre Estado e municípios para garantir o bom andamento da avaliação
Com o início do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) se aproximando, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, na tarde desta terça-feira (21/10), uma live com diretores escolares e lideranças municipais da educação mineira. O encontro teve como objetivo reforçar orientações sobre a aplicação das provas e esclarecer dúvidas de gestores das redes estadual e municipais.
A reunião contou com a participação do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, com membros do gabinete da SEE/MG diretamente envolvidos na aplicação das provas, e do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MG), Jônatas Rêgo. A iniciativa faz parte do esforço conjunto para garantir que o processo de aplicação do Saeb ocorra de forma organizada, transparente e acolhedora em todas as escolas mineiras.
Durante o encontro, Rossieli Soares destacou a importância da mobilização e da preparação das equipes para o bom andamento da avaliação.
“A ideia é tirar dúvidas. Nós tivemos a apresentação na última semana com os secretários municipais e foi vista a necessidade de reunir também com os diretores da rede. Vocês estão se preparando para a prova do Saeb há quase dois anos, portanto, queremos que todos estejam por dentro de todas as regras e saibam lidar com cada situação que possa vir a acontecer no dia”, afirmou o secretário.
O Saeb
O Saeb é considerado uma das principais ferramentas de diagnóstico da educação brasileira e seus resultados influenciam diretamente o Valor Aluno Ano Resultado (Vaar), indicador que direciona recursos adicionais aos estados e municípios com base no desempenho educacional.
A live reforça o compromisso da SEE/MG com o trabalho colaborativo entre Estado e municípios, reconhecendo que o sucesso do Saeb depende da atuação integrada de todos os envolvidos na educação pública mineira.
Além de apresentar orientações práticas sobre a aplicação, o encontro também promoveu o compartilhamento de boas práticas de mobilização e destacou a importância do engajamento das escolas, das comunidades escolares e das lideranças municipais no processo.
