Essa é uma excelente oportunidade de formação para profissionais da Educação Básica de Minas Gerais. A participação no curso tem como objetivo fortalecer a formação dos servidores em Educação para as Relações Étnico-Raciais, contribuindo para a implementação de ações e programas voltados à superação das desigualdades e do racismo na educação brasileira, assim como a promoção da política educacional para a população quilombola. Este curso é uma ferramenta valiosa e deve ser considerado como um passo essencial na promoção da equidade racial nas escolas. Podem participar profissionais da educação básica que atuam nas escolas de todo o país. As inscrições devem ser feitas nos sites das próprias instituições de ensino superior que ofertarão os cursos. A relação das instituições que irão ofertar os cursos está disponível na página Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no site da Capes.
Em Minas Gerais, as seguintes instituições já estão com inscrições abertas:
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG/CEAD):
Detalhes do Curso:
Vagas: 3.750 vagas disponíveis
Modalidade: A distância.
Duração: 120 horas.
Inscrições: de 12 de novembro até 23h00 do dia 27 de novembro de 2024.
Aula Inaugural: 05 de dezembro de 2024.
Acesse o Edital aqui: IFNMG- EDITAL Nº. 224, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2024
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ):
Detalhes do Curso:
Vagas: 3.750 vagas
Modalidade: A distância.
Duração: 120 horas.
Inscrições: de 08 a 25 de novembro de 2024.
Previsão de início: 25 de março
Acesse o Edital aqui: UFSJ-Edital nº 31/2024/NEAD/UFSJ
É imprescindível que as Superintendências Regionais de Ensino incentivem e mobilizem os profissionais para que se inscrevam e participem dessas formações, priorizando as instituições de Minas Gerais. A participação ativa é fundamental para garantir que as escolas mineiras cumpram sua missão de promover a igualdade racial, valorizar a história e cultura afro-brasileira e africana e desenvolver a identidade e a autoestima dos estudantes negros, formando cidadãos críticos e conscientes das questões étnico-raciais. A formação oferecida contribuirá para a implementação dos princípios da ERER e EEQ nas práticas pedagógicas.