Curso de formação em Educação Étnico-Racial e Quilombola para educadores está com inscrições abertas
Cursos de extensão gratuitos, oferecidos em instituições de ensino superior, vão capacitar educadores para promover uma educação mais inclusiva e antirracista
A educação é fundamental na construção de uma sociedade mais justa e plural. Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) incentiva a participação de educadores no Curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ), oferecido em parceria com instituições de ensino superior e integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O curso representa uma oportunidade única para educadores aprimorarem suas práticas pedagógicas ao abordar temas como a promoção da igualdade racial, as especificidades da Educação Escolar Quilombola e a importância do reconhecimento das culturas negras na formação escolar. O curso é aberto a profissionais que atuam na Educação Básica de todo o Brasil, com o objetivo de ampliar o alcance de uma educação mais inclusiva e representativa.
“É importante a participação do público-alvo para que tenhamos uma política educacional cada vez mais equânime e que de fato cumpra o que é previsto na legislação vigente. É fundamental que os servidores sejam formados para que possam se engajar e promover a equidade e os trabalhos voltados para a temática nas nossas escolas”, destaca a diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG, Fabiana Benchetrit.
A formação será oferecida com um formato teórico e prático, permitindo que os educadores apliquem diretamente os conhecimentos adquiridos em sua rotina pedagógica. O conteúdo abrange temas como as políticas públicas de educação para as relações étnico-raciais, a história e cultura afro-brasileira e indígena, além das especificidades e desafios do ensino para as comunidades quilombolas. A carga horária total será de 120 horas.
Em 2024 foram publicados um total de 64.120 atos de progressão e promoção da carreira
O Governo de Minas publicou no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (13/11), um novo lote de progressão e promoção para os servidores efetivos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que cumpriram os requisitos exigidos na carreira. Os nomes dos servidores beneficiados podem ser conferidos nas páginas 29 a 50 do (DOEMG)
A medida que dá continuidade às ações do Governo, por meio da pasta, tem como finalidade valorizar os servidores da rede estadual de ensino, e com isso, aprimorar ainda mais a qualidade do ensino público estadual.
Neste lote, foram publicadas 2.367 atos de progressões e 506 concessões de promoção. Só neste ano, foram publicadas 51.382 progressões e 12.738 promoções de carreira dos servidores da Educação. Com a medida, somando todos os atos, foram concedidas no ano de 2024, um total de 64.120 progressões/promoções.
Esta edição aborda conteúdos diversos sobre o mundo, ciência, cultura, cinema, literatura e muito mais
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), publicou a 46ª edição do Jornal Lupa para professores, estudantes e toda a comunidade escolar dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. O jornal oferece uma coleção de artigos e reportagens que abordam temas como o clima, a juventude, esportes, arte, história, poesia, tirinhas, entre outros.
Nesta edição, o conteúdo é pensado para enriquecer o processo de aprendizagem, trazendo informações que estimulam reflexões e contribuem para a formação de estudantes mais preparados e conscientes sobre o mundo ao seu redor.
A 46° edição do Jornal Lupa está disponível neste link.
As nomeações, previstas para 22/11, vão contemplar 460 novos servidores, que atuarão nas escolas, nas Superintendências Regionais de Ensino e Unidade Central
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), anunciou nesta terça-feira (12/11) que um novo lote de nomeações do concurso público regido pelo Edital SEE/SEPLAG nº 3/2023 está previsto para ser publicado no dia 22/11. A medida faz parte do compromisso do Estado com o fortalecimento da rede estadual de ensino e a valorização dos profissionais da educação.
Esse novo lote contará com a nomeação de 460 novos profissionais, sendo 363 Professores de Educação Básica (PEB), 18 Especialistas em Educação Básica (EEB), 8 Assistentes Técnicos em Educação Básica (ATB), 43 Analistas Educacionais (ANE), 15 Analistas Educacionais, na função de inspeção escolar (ANE-IE) 12 Técnicos da Educação (TDE) e 1 Analista de Educação Básica (AEB).
Interessados que não foram selecionados na chamada regular têm até o dia 22/11 para buscar uma nova oportunidade
Os estudantes que buscam uma formação profissional e ainda não garantiram sua vaga em um curso técnico gratuito do Trilhas de Futuro agora têm uma nova chance. Estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes do programa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). Aqueles que não foram selecionados na chamada regular podem se inscrever até o dia 22/11 pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.
“É fundamental que os estudantes que não foram selecionados na chamada regular do Trilhas de Futuro fiquem atentos às vagas remanescentes. O programa representa uma excelente oportunidade para aqueles que desejam garantir sua formação técnica para 2025”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra.
Os candidatos elegíveis a participar do projeto, de acordo com os critérios previstos na Resolução SEE nº5047/2024, poderão pleitear uma nova oportunidade para uma das vagas ainda disponíveis no site. Nesta fase, são quase 18 mil vagas remanescentes disponíveis. As aulas têm previsão para iniciar em todo estado em fevereiro.
Iniciativa envolve a revitalização de bibliotecas em 3.400 escolas e a criação de um ambiente que promova o prazer pela leitura e a escrita entre os estudantes
O Projeto de Leitura e Escrita do Governo de Minas, conduzido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), já mostra resultados promissores, com cerca de 155 mil acessos a livros na plataforma digital e mais de 32 mil leituras concluídas. Esse movimento evidencia um entusiasmo crescente dos estudantes pela leitura.
As revitalizações das bibliotecas e espaços de leitura já estão em andamento. Novos livros estão sendo adquiridos, trazendo frescor e diversidade ao acervo, reafirmando o compromisso com a alfabetização e a promoção da cultura literária.
“Neste momento, as escolas já receberam os termos de compromisso para investir na revitalização das bibliotecas e espaços de leitura, criando ambientes bem estruturados e equipados para que os estudantes se sintam inspirados a ler”, afirma Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica.
O projeto, que conta com um investimento histórico de R$ 212 milhões, representa o maior aporte já realizado pelo Estado com foco em desenvolver a leitura.