Considerando a parceria entre o Ministério Público e a SRE Pirapora, ocorreu no dia 04/04, no salão de reuniões desta regional, uma relevante reunião com a participação dos servidores dos dois órgão, além de representantes das Secretarias de Municipais: de Educação, de Saúde, de Assistência Social e do conselho tutelar do município de Jequitaí/MG.

O encontro teve como objetivo a celebração do Termo de Pactuação de ações Interinstitucionais Coordenadas com a finalidade de fomentar a regularização da frequência escolar insatisfatória e a reinserção na escola de crianças e adolescentes do município de Jequitaí/MG.

A reunião contou com a abertura da Superintendente de Regional de Ensino, Heloísa Gribel. Dando sequência à fala, a promotora de Justiça, Dra. Ana Flávia Amorim, abordou a importância da busca ativa e as estratégias dos municípios para executar ações que permitam identificar estudantes que se encontram fora da escola, realização de suas matrículas e recuperação pedagógica. Também fez parte da pauta a rede de proteção ao direito à educação, o fenômeno da evasão escolar: causas, consequências e buscas de soluções; a responsabilidade do Estado e dos pais no que tange o direito à educação.

Autora: Érika Carvalho - Coordenadora da DIVEP/SRE Pirapora.